Cristina Amaro
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Exercícios de yoga que podem ajudar na saúde do seu intestino

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A vida

Exercícios de yoga que podem ajudar na saúde do seu intestino

Exercícios de yoga para problemas de obstipação

Por Alexandra Delgado Figueiredo, communication manager da The Empower Brands House

A obstipação é um problema muito recorrente, embora as pessoas ainda sintam algum constrangimento em falar sobre ele. Existem muitos fatores que podem estar na base deste problema. Uma alimentação sem regras ou pouco equilibrada pode não ajudar. Além disso, o exercício físico bem como outras rotinas que pode implementar na sua vida, que pode ler aqui, podem ajudá-lo na regulação do seu sistema digestivo.
Hoje trazemos-lhe alguns exercícios de yoga que o podem ajudar a regular o intestino. São eles:

Pranayama IV – deite-se de pernas dobradas, inspire e expire. Este movimento ajuda a melhorar o sistema digestivo;

Pranayama IV
Fonte: Pinterest

Postura do Diamante – sente-se sobre os calcanhares e com a coluna bem direita coloca as mãos sobre as coxas. De seguida, respire lentamente e quando expirar transfira o peso para as pernas e calcanhares. Esta posição melhora a circulação do sangue na região abdominal e, por sua vez, ajuda na digestão.

Postura do Diamante
Fonte: Pinterest

Postura da cobra – com o peito no colchão, estique as pernas e alinhe o pescoço com a coluna. De seguida, inspire e levante a cabeça e depois o copo, fazendo força no umbigo. Olhe para a cima e relaxe. Expire e desça devagar. Esta postura ajuda a limpar o trato intestinal.

Postura da cobra
Fonte: Pinterest

Postura do Arado – impulsione as pernas e o quadril para cima. Depois, apoie as mãos nas costas e comece a esticar as pernas até encostar os dedos dos pés ao chão, atrás da cabeça. Depois estive os braços no chão e entrelace os dedos das suas mãos. Para abandonar esta posição, flexione os joelhos e vá descendo, vértebra por vértebra, sem tirar a cabeça do chão. Esta postura ajuda a estimular as vísceras abdominais e os órgãos.

Postura do Arado
Fonte: Pinterest

Postura Purificadora – deite-se com as pernas e os braços esticados. Ao mesmo tempo que inspira, dobre a perna direita e traga o joelho em direção ao peito. Depois, enquanto expira, envolva as mão nessa mesma pena, abaixo do joelho. Respire algumas vezes e, quando expirar, pressione a perna sobre o abdómen. Faça o mesmo com a perna esquerda.  Além de ajudar a melhorar o sistema digestivo, ajuda na eficaz eliminação de gases.

Postura Purificadora
Fonte: Pinterest

Postura do Arco – Deite-se de barriga para baixo e com o queixo no chão. Depois, dobre os joelhos e agarre os tornozelos. Ao mesmo tempo que levanta a cabeça, o peito e as coxas, inspire. Levante mais ainda o peito, leve a cabeça para trás, formando desta forma um arco com o corpo. Relaxe os ombros, mantendo-os distantes das orelhas. Depois, respire e fique na posição durante 20 ou 30 segundos. Expire e saia da postura com calma. Além de ajudar a eliminar os gases, proporciona uma forte pressão intra-abdominal. 

Postura do Arco
Fonte: Pinterest

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