Cristina Amaro
Está a ler

O que é que a meditação pode fazer por nós?

2
As pessoas

O que é que a meditação pode fazer por nós?

O que é que a meditação pode fazer por nós?

Por Inês Roseta

Há já vários estudos científicos que comprovam os benefícios da meditação. A ciência consegue explicar como é que a prática de meditação modifica a nossa mente, o nosso corpo e o nosso cérebro. Mas provas científicas à parte, como é que a meditação nos pode ajudar no dia-a-dia?

Em primeiro lugar é importante descomplicar, entender que meditar é uma coisa tão simples de executar como sentar e respirar. 

Muitas pessoas se assustam com a simplicidade da execução da prática. O ser humano gosta de coisas difíceis que tenham resultados visíveis, imediatos e contabilizáveis. 

A mente corre logo em nosso auxílio desacreditando a prática de meditação com inúmeras razões carregadas de certeza – “meditar não serve para nada, é uma perda de tempo, não sou capaz estar quieto e sentado, fico logo com comichões no nariz, tenho tanta coisa para fazer…”

Sentar, respirar e mais nada … além de estares contigo mesmo! É Libertador! 

Quando Meditamos vamos prestar atenção a coisas que nunca tínhamos tido consciência antes!

Quantas vezes por dia coçamos o nariz, ou pomos as mãos na cara? Quando nos sentamos com o propósito de estarmos imóveis e em silêncio apenas a respirar, essa e outras “iluminações” ou tomadas de consciência vão acontecer. E atrás das mais densas e objetivas como dores físicas ou ter comichão, chegam outras mais subtis! 

Meditar é um caminho de auto-conhecimento, compaixão e amor, que nos permitirá poder ser aquilo que na realidade já somos.

Ao praticar meditação vamos ter consciência dos benefícios que daí advêm, não propriamente quando estamos sentados, de olhos fechados a respirar, mas antes no dia a dia, na forma como lidamos connosco, com os outros, como encaramos as questões e situações que vão surgindo. 

Percebemos que o mundo acontece independentemente de nós, mas que nós somos o mundo.

Meditar concentra-nos, devolve-nos a casa, ensina-nos a conviver connosco.

Traz clareza, e ajuda a aceitar que tudo é como é!

Meditar é permitirmo-nos guiar pelo nosso mestre interior: o coração. É perceber que tudo está dentro de nós e que podemos e devemos estar em contacto connosco. 

No início, para começar a meditar muitas vezes é mais fácil ter alguém que nos guie, para nos ajudar a ultrapassar o enorme fluxo de pensamentos que bombardeiam a nossa mente. 

Para ajudar a começar este caminho, criámos um site onde partilhamos algumas dicas para começar e onde poderá encontrar também algumas meditações guiadas. 

Espero que gostem e que aproveitem. 

Boas Meditações 

Inês Roseta & Mariana Crespo

Texto – Prof. Inês Roseta: https://www.instagram.com/inesroseta.ashtangayoga/?hl=pt

Ilustração: https://www.instagram.com/bravemaryan/?hl=pt

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!