Cristina Amaro
Está a ler

Alegações nutricionais. O que precisa de saber enquanto consumidor

1
As pessoas

Alegações nutricionais. O que precisa de saber enquanto consumidor

Alegações nutricionais: saiba a importância que têm na sua vida enquanto consumidor
Beatriz Vieira
Por Beatriz Vieira, Nutricionista na Clínica de Stº  António, Grupo Lusíadas Saúde

Existe diferença entre um produto “sem açúcares” e outro “sem adição de açúcares”?

Uma alegação nutricional é qualquer afirmação que declare ou sugira que um alimento possui propriedades nutricionais benéficas devido ao seu valor calórico ou à sua composição em determinados nutrientes e/ou substâncias. Neste sentido, deverão ser sempre cientificamente fundamentadas.

É importante que as alegações relativas aos alimentos sejam entendidas pelo consumidor e é fundamental proteger todos os consumidores de alegações enganosas e/ou falsas. Saiba o significado das alegações nutricionais mais comuns.

Alegação nutricionalCondições
Baixo valor energético≤ 40kcal/100g nos alimentos sólidos;≤ 20kcal/100ml nos alimentos líquidos.≤ 4kcal/porção nos edulcorantes de mesa com propriedades equivalentes a 6g (uma colher de chá) de sacarose.
Valor energético reduzidoO valor energético sofre uma redução ≥30%, com indicação da(s) característica(s) que faz(em) com o valor energético total do alimento seja reduzido. 
Sem valor energético≤ 4 kcal por 100g ou por 100ml;≤ 0,4 kcal/porção nos edulcorantes de mesa com propriedades equivalentes a 6g de sacarose.
Baixo teor de gordura≤  3g de gordura por 100g nos alimentos sólidos;≤  1,5g de gordura por 100ml nos alimentos líquidos. 
Sem gordura≤ mais 0,5g de gordura por 100g ou por 100ml de alimento.
Baixo teor de gordura saturada≤ 1,5g de gordura saturada por 100g nos alimentos sólidos;≤ 0,75g de gordura satura por 100ml nos alimentos líquidos;A soma dos ácidos gordos saturados e ácidos gordos trans não pode fornecer mais de 10% do valor energético.
Sem gordura saturada≤ 0,1g de gordura saturada por 100g ou por 100ml de alimento.
Baixo teor de açúcares≤ 5g de açúcares por 100g nos alimentos sólidos;≤ 2,5g de açúcares por 100ml nos alimentos líquidos.
Sem açúcares≤ 0,5g de açúcares por 100g ou por 100ml de alimento.
Sem adição de açúcaresNão contém adição de açúcares, nem qualquer outro alimento utilizado pelas suas propriedades edulcorantes. Se os açúcares estiverem naturalmente presentes no alimento, no rótulo deve constar a seguinte indicação “Contém açúcares naturalmente presentes”.
Baixo teor de sódio/sal≤ 0,12g de sódio ou 0,3g de sal por 100g ou por 100ml de alimento.
Muito baixo teor de sódio/sal≤ 0,04g de sódio ou o 0,1g de sal por 100g ou por 100ml de alimento.
Sem sódio ou sem sal≤ 0,005g de sódio ou 0,01g de sal por 100g de alimento.
Sem adição de sódio/salNão contém sódio/sal adicionado, nem qualquer outro ingrediente que contenha sódio/sal adicionado e o produto não tem mais de 0,12g de sódio ou o valor equivalente de sal por 100g ou 100ml de alimento.
Fonte de fibra≥ 3g de fibra por 100g de alimento;≥ 1,5g de fibra por 100kcal.
Alto teor em fibra≥ 6g de fibra por 100g de alimento;≥ 3g de fibra por 100kcal.
Fonte de proteína≥ 12% do valor energético do alimento fornecido por proteína. 
Alto teor em proteína≥ 20% do valor energético do alimento fornecido por proteína. 
Teor de X nutriente reforçadoQuando o teor de um ou mais nutrientes, que não seja de vitaminas e minerais, sofre um reforço ≥30% em relação a um produto semelhante. 
Teor de X nutriente reduzidoQuando o teor de um ou mais nutrientes sofre uma redução ≥ 30% em relação a um produto semelhante, exceto no caso dos micronutrientes e do sódio/sal.

As alegações nutricionais podem ajudar os consumidores na escolha de produtos alimentares mais adequados às suas necessidades nutricionais. No entanto, é importante que esteja atento e que as saiba interpretar corretamente.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram