Cristina Amaro
Está a ler

Mulheres empreendedoras

0
A vida

Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

As mulheres começam, cada vez mais, a ter um lugar de destaque no mundo dos negócios, assumindo papéis de grande relevo.

Ser metódica, organizada e extremamente focada pode ser o segredo, não só no trabalho como na vida em geral.
Ficam aqui algumas dicas de como ser uma mulher empreendedora de sucesso. Ora vejam!

Conhecermos o mercado e nós próprias

Antes de começarmos a concretizar qualquer sonho é muito importante pesquisar, ler, aconselharmo-nos. Entendermos qual é o posicionamento atual do mercado. Livros, sites e revistas podem ser excelentes aliados.
Tão ou mais importante que conhecermos o mercado é conhecermo-nos a nós próprias. Por isso, é também fundamental haver um processo de autoconhecimento, de forma a percebermos não só quais são os nossos pontos fortes como os fracos, e assim conseguir suprimir todas e quaisquer lacunas.

Inovação

A inovação é uma constante em qualquer mercado. Por vezes, a novidade, sobretudo quando é vista como “fora da caixa”, pode ser assustadora aos olhos dos outros. No entanto, importa verificarmos se ela é viável e acreditar – acreditar sempre – nela, mesmo que pareça pouco exequível. Os projetos “mais loucos” e menos prováveis, por norma, costumam ser os que mais sucesso têm.

Mesmo quando pode parecer algo meio arriscado, só nós conhecemos o potencial daquilo que criámos. Só nós sabemos quantas horas de trabalho, energia e dedicação estão por trás de tudo aquilo. Por isso, não subestimem os vossos pensamentos mais inovadores. Eles podem ser determinantes.

Não esperem a aprovação de tudo e todos

Agradar tudo e todos é uma tarefa impossível. Não é difícil, é mesmo impossível. Em nenhum momento da história da humanidade foi possível agradar a gregos e a troianos. Não gostamos todos do mesmo, não vemos todos o mercado da mesma forma e não percecionamos todos o mundo do mesmo modo. Nem os interesses de cada uma das áreas são os mesmos. Por isso, é importante termos sempre em mente que não será possível ter a aprovação de todos os lados.

Planeamentos

É fundamental haver um planeamento de tudo. De tudo o que queremos para o nosso negócio como também deixar bem claro tudo aquilo que não queremos. A estrutura de qualquer empresa, a organização de todos os processos, a administração, bem como a divulgação devem ser bem pensados antes de entrar em ação.
Os planeamentos são determinantes em qualquer empresa, em qualquer projeto e em qualquer momento.

Investimentos certos

É fundamental compreender qual o tipo de investimento ideal para cada empresa. Para tal, a escolha desse investimento vai depender de vários fatores. São eles: o valor, o tempo e quem participa em cada momento. Se reunirmos as informações e as deixarmos todas organizadas, podemos focar todo o nosso esforço no melhor tipo de investimento e conseguir todos os recursos de que precisamos.

Partilha

Partilhar experiências bem como as informações também são formas de podermos inspirar os outros e a nós mesmas. Além disso, não só nos permite adquirir mais conhecimentos como também marcar a nossa posição no mercado com mais força.

Todas estas dicas podem ser importantes, mas a maior de todas é uma: acreditar. Acreditem sempre!

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!