Cristina Amaro
Está a ler

A positividade pode mudar a nossa vida

4
A vida

A positividade pode mudar a nossa vida

A positividade pode mudar a nossa vida

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo

A positividade tal como a negatividade tendem a ser contagiosas. Daí a importância de nos rodearmos das pessoas certas. E sinto, cada vez mais, que nunca esse conselho foi tão importante na vida de todos nós. Sobretudo num ano em que o mundo parece virar-se de pernas para o ar.

Ao longo da minha vida, tenho vindo sempre a tentar transformar as adversidades em oportunidades. Acredito que as coisas que nos acontecem deverão ter certamente uma razão de ser. 

A saúde (física e mental) depende fortemente dos nossos estados de espírito. Como se costuma dizer, boas energias atraem boas energias. E o contrário também e verifica. Há estudos até que referem que os benefícios associados à positividade contribuem para o aumento da longevidade, protegem-nos do stress crónico, aumentam os níveis de felicidade e, por consequência, a sensação de propósito e conexão com a vida.

Hoje deixo-vos 5 razões pelas quais devemos pensar seriamente em pensar positivo:

Combater os efeitos negativos da ansiedade e do stress

Quando nos dizem que sermos positivos pode ser meio caminho andado para a felicidade não é uma ilusão. Há , de facto, aspetos físicos que variam consoante os nossos estados de espírito. São eles: a pressão sanguínea, o risco associado às doenças cardíacas, o controlo do peso, a longevidade, a imunidade, a depressão, entre outros.

Nesse sentido, torna-se claro que ao pensarmos positivo estamos a contribuir para o nosso bem estar, para a nossa saúde. Porque ser positivo não é viver na ilusão de que tudo é perfeito. É sim saber trabalhar as coisas menos boas, desconstruí-las e aprender com elas.

Maior sensação de propósito de vida

A vida é uma constante aprendizagem. Em todas os acontecimentos da nossa vida devemos encontrar um propósito. Perceber qual a mensagem que devemos retirar de cada momento. Nesse sentido, pensar positivo leva-nos a encontrar um propósito para cada coisa e a atribuir um maior significado à vida e ao nosso caminho.

Maior conexão com as pessoas

As emoções positivas podem aumentar a nossa conexão com os outros e, consequentemente, com o mundo. Pensar positivo ajuda a manter a clareza mental e a criar o sentimento de conexão. E esta ligação ao outro permite-nos construir um significado maior para a nossa vida.

Hábitos saudáveis

Quanto mais experimentarmos pensamentos positivos mais facilmente construímos hábitos saudáveis. Quanto mais procuramos a felicidade mais crescemos e nos tornamos seres humanos melhores. Quantas mais ferramentas adquirirmos para sabermos viver, mais facilmente seremos seres humanos mais completos, mais capazes e , acima de tudo, resilientes.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!