Cristina Amaro
Está a ler

A face rugosa do SUCESSO

0
A vida

A face rugosa do SUCESSO

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”- Winston Churchill

Afinal o que é o sucesso? Só se responde, verdadeiramente, a esta questão tendo sucesso. O sucesso tem tanto de abstrato como de específico. Muitas pessoas gostariam que a sua vida fosse diferente. Ter mais dinheiro, ter saúde, ter uma família 100% estruturada, ter o trabalho de sonho, poder viajar, estão entre as concretizações mais almejadas. Se isto é tão claro para todas essas pessoas por que razão apenas uma pequena percentagem consegue, realmente, viver isso?

Quando o sucesso é abstrato tudo parece ser possível. Navegamos por entre sonhos sem parar em nenhum. Viciamo-nos em sonhos e esquecemos a questão prática do sucesso. O ponto em que, passando à ação da forma certa e sem vacilar, as coisas começam a ganhar forma. 

Ao alimentarmos um sonho subimos, naturalmente, o nível de expetativa, quando o que devíamos fazer era subir o nível de exigência. A urgência com que ambicionamos que tudo se concretize permite, muitas vezes, que baixemos os braços ao primeiro sinal de fracasso.

O sucesso é escalável. Necessita de um crescimento sustentado e faseado que, ao ser respeitado, torna tudo possível. Pensar o sucesso como algo rápido, certeiro e totalitário é como querer entrar em casa sem passar por uma qualquer espécie de abertura.

A maior parte das pessoas que não tem sucesso não o tem pelo facto de este não ser específico. Não sabem o que querem e para que querem. E quando estamos perante esta situação a tendência é irmos navegando de projeto em projeto sem concluirmos o quer que seja.

Durante a escalada do sucesso encontraremos muitos obstáculos. Seremos chamados constantemente a provações e teremos acesso a todas as formas de desistência. Em muitos momentos o que queremos perderá sentido. Porém, se estivermos minimamente organizados internamente saberemos lidar com este tipo de ocorrências.

O sucesso é um modo de viver. Tal como dizia Churchill, “é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Pois o fracasso é a nossa forma de garantir de que estamos no caminho para algo maior.

Se procura sucesso especifique de que forma o quer experienciar na sua vida. Dizer apenas que quer mais dinheiro, não lhe trará mais dinheiro. Seja claro, conciso, realista.

O sucesso traz consigo alguma dose de desassossego e muitas lutas, principalmente internas. Esta é a face rugosa do sucesso. Aquele rosto que se fecha quando o fracasso se manifesta.

Há muitas pessoas que, com a sua história de vida, nos ensinam o que é o sucesso. Nelson Mandela, Gandhi e muitos outros. Se ler a sua história saberá que a face rugosa do sucesso sempre esteve presente nas suas vidas. Mas foi exatamente por isso que mudaram e continuam a mudar o mundo. 

Como leitura desta semana sugiro o livro “Os Princípios do Sucesso” de Jack Canfield. Esta leitura ajudar-lhe-á a perceber o sucesso e de como o pode atingir. É um excelente livro para treinar a sua mente para aceitar e ficar apta para atingir o que mais ambiciona.

Torne claro o que pretende com o sucesso. Comece por realizar o pequeno, pois só assim poderá estar preparado para o Grande.

Desejo-lhe momentos inspiradores.

Boas Leituras,

César Ferreira
Biblioterapeuta e Reading Coach

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!