Cristina Amaro
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7 hábitos que vão melhorar a sua produtividade

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A vida

7 hábitos que vão melhorar a sua produtividade

7 hábitos que vão melhorar a sua produtividade

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo 

Qual será a razão pela qual andamos obcecados com a produtividade? Poderá ser pelo facto de vivermos numa era digital onde se torna cada vez mais difícil evitar distrações. E esta nossa vontade em sermos mais produtivos levou-nos a uma falsa noção do que é realmente ser produtivo. Pode ser perfeitamente nada mais nada menos do que riscar tarefas das nossas listas. E não há mal nenhum nisso. As pessoas mais produtivas não estão focadas em fazer muito, mas sim em fazer bem e em serem eficientes.

Por isso, eu e a minha equipa reunimos 7 hábitos que pode e deve implementar na sua vida e que vão, certamente, mudar por completo o seu nível de produtividade. Não interessa o que faz ou onde trabalha. Esqueça também o número de cafés por dia e as listas de tarefas que nunca mais terminam. Importa só seguir as notas que se seguem:

  1. Diminuir as listas de tarefas diárias

“Menos é mais” e concentrarmo-nos naquilo que realmente importa fazer é o maior dos desafios (e o mais importante também). Não procure fazer dez coisas ao mesmo tempo. Procure fazer cinco em momentos diferentes do dia, sem pressão, e vai ver que ainda lhe vai sobrar tempo. Lembre-se: é tudo uma questão de perspetiva. E o que é prioridade nem sempre é urgente. Foque-se nas urgências primeiro e, só depois, se tiver tempo, nas prioridades.

2. Faça pausas

Não adianta querer fazer tudo seguido num dia. Não é por isso que será mais produtivo. Pare! Respeite os sinais do corpo e tenha momentos só para si. Beba um chá, coma um snack, dê uma caminhada, deite-se no sofá. Não importa o que faz, mas que o que escolhe o relaxe e o faça abstrair. Acredite que quando voltar a pegar na sua lista de tarefas vai olhar para tudo com outra clareza.

3. De manhã, procure tirar um momento só para si

Começar a manhã a ler mails e a consultar a agenda pode ser perigoso, na medida em que começa logo o dia com uma sensação de sobrecarga que não lhe fará bem. Comece o dia com um bom pequeno almoço, a ler notícias, a meditar ou a fazer exercício. Vai ver que o resto do dia será mais leve do que aquilo que imagina.

4. Acorde cedo

É durante a manhã que estamos mais frescos e é o momento em que devemos aproveitar para fazer algumas tarefas de forma tranquila e organizada. Se as procurarmos fazer ao final do dia já não vamos ter nem cabeça nem paciência para as fazer. Por isso, foque todas as suas energias na manhã.

5. Trate das tarefas mais desafiantes antes de almoço

Tudo aquilo que considera mais difícil de fazer nas suas tarefas faça antes do almoço enquanto está mais fresco. Vai ver que o que resta para a tarde terá outro peso para si e, no final do dia, o cansaço será menor.

6. Crie as suas próprias rotinas

Aquilo que funciona para uns não funciona para outros. E não há mal nenhum nisso. Criar maus hábitos ao longo dos anos de trabalho é algo que todos nós já fizemos em algum momento. Por isso, torna-se fundamental criar rotinas para controlar as distrações, que muitas vezes nos trazem só e apenas ansiedade. Por exemplo, não leia mails constantemente ao longo do seu dia. Crie uma rotina e planeie horas específicas para tratar desse tema. Experimente e vai ver que estas pequenas mudanças podem ser cruciais na forma como encara o dia e como produz.

7. Pare de querer fazer tudo ao mesmo tempo, aprenda a dizer não e a confiar

Não queira estar em todo o lado ao mesmo tempo e fazer tudo de uma vez. Quando aceitar que isso é humanamente impossível viverá mais tranquilo. Até lá, será difícil. Não mude constantemente as suas tarefas ao longo do dia, foque-se em algumas e faça-as até ao fim. Mudar constantemente de tarefas só lhe vai criar a ilusão de que tem ainda mais coisas para fazer. 

Além disso, é absolutamente crucial aprender a confiar e a delegar trabalho. Encare isso como um alívio e não como um problema. A entreajuda só torna as pessoas mais produtivas e, claro está, felizes (que é o que importa).

Espreite aqui mais algumas dicas.

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