Cristina Amaro
Está a ler

Dicas para conservar os alimentos no congelador

0
A vida

Dicas para conservar os alimentos no congelador

Dicas para conservar os alimentos no congelador
Beatriz Vieira
Beatriz Vieira, Nutricionista no Hospital Lusíadas Amadora

Um dos passos mais importantes antes de conservar os alimentos no congelador é a preparação destes.

Quase todos os alimentos podem ser congelados. No entanto é importante ter alguns pontos em consideração:

  1. Carne: retire os ossos, a gordura excessiva e os tendões e corte as porções dependendo do tipo de preparação culinária;
  2. Peixe: retire as vísceras, escame-o e lave-o bem. Corte nas quantidades que necessita tendo em conta a confecção;
  3. Legumes: devem ser descascados, lavados e cortados. Os legumes devem ser escaldados durante 1-2 minutos em água a ferver (esta fervura rápida destrói enzimas, que são responsáveis pela degradação do alimento, e permite manter a coloração dos legumes. Em seguida, os legumes devem ser passados por água fria, secos e congelados;
  4. Fruta: deve ser descascada e cortada;
  5. Pratos confeccionados: uma boa forma de evitar desperdiçar as sobras das refeições. Deve dividir a refeição por porções.

Armazenamento

Coloque os alimentos em recipientes hermeticamente fechados, preferencialmente de vidro, com uma folha de papel de forno por cima, para evitar que haja ar entre os alimentos e a tampa do recipiente. Deste modo, evita-se a formação de cristais de gelo, o que poderia afetar a cor, o sabor e a textura do seu prato. Também pode conservar alguns alimentos em sacos de plástico próprios para congelação e assim, economiza espaço no congelador. Achate o saco para retirar o ar antes de fechar a embalagem.

Organização no congelador

No congelador, é indiferente o local onde coloca os alimentos, pois a temperatura deverá ser uniforme em todo o compartimento. No entanto, é importante deixar algum espaço entre os alimentos, permitindo assim a circulação livre do ar. Uma boa estratégia de organização é colocar etiquetas com a identificação das embalagens e com a respetiva data de congelação. Além disso, organizar o congelador por prazos de validade, de modo a consumir os produtos mais antigos primeiro, é uma medida a adotar para reduzir o desperdício alimentar.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!