Por Cristina Amaro
Foi em janeiro de 2022 que celebrámos 18 anos de trabalho apaixonante dedicado às marcas. Nascemos de um sonho e de uma marca que evoluiu e se tornou referência em Portugal: o Imagens de Marca.
É na The Empower Brands House, empresa que lidero e que me enche de orgulho, que criamos, produzimos, promovemos e damos visibilidade às marcas, às empresas e às pessoas através do Imagens de Marca, da Brands Community e do Empower Brands Channel.
Este trabalho que desenvolvemos com enorme sentido de responsabilidade foi recentemente consolidado por um estudo da Consultora Onstrategy, que determinou as marcas mais valiosas em Portugal.
É com orgulho que hoje podemos dizer que trabalhámos 10 das 25 marcas mais valiosas. Desde já, os nossos parabéns a todas as marcas e em particular à: EDP, Galp Energia, Continente, EDP Renováveis, Fidelidade, Sonae, The Navigator Company, Delta, Worten e Sagres, pelos resultados extraordinários.
Como se cria, então, uma marca de sucesso?
Criar uma marca é muito mais do que escolher um nome e um logótipo. Requer uma série de passos fundamentais para garantir o sucesso e gerar vantagens competitivas. Deixamos aqui 10 dos passos mais importantes:
Estudar uma estratégia de negócio: avaliar benefícios e custos;
Definir o público-alvo: identificar hábitos de consumo preferências,comportamentos e dados demográficos;
Identificar o perfil do consumidor: idade, preferências, crenças, valores e hábitos de consumo. Dessa forma poderá entender melhor o consumidor e adequar a marca às preferências;
Clarificar o posicionamento: o que a marca oferece de diferente ou melhor é o fator que garante a preferência dos consumidores face à concorrência. Ex. qualidade, atendimento, proximidade, valores da marca e sustentabilidade;
Garantir a proposta de valor: a experiência proporcionada com a marca. É imperativo corresponder ou superar a expetativa dos consumidores;
Criar a personalidade da marca: conjunto de valores vulgarmente associados às pessoas e que criam a ligação com os consumidores. Ex. confiança, inteligência, afetividade, criatividade.
Escolher o nome: é o cartão de visita da marca. O nome deve ficar na memória dos consumidores, espelhar os valores da marca, mas despertar também curiosidade e entusiasmo.
Desenhar o logótipo: tal como o nome, deve refletir os valores da marca, criar memória nos consumidores e ser identificativo da marca quando isoladamente.
Desenvolver o slogan: frase curta que comunique o posicionamento da marca e que seja de fácil memorização;
Antecipar tendências e inovar: antecipar e adaptar a oferta às necessidades dos consumidores.
O estudo da Consultora Onstrategy refere-se aos resultados financeiros de 2021. O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief.
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