Cristina Amaro
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Os 10 passos mais importantes para a criação de uma marca de sucesso

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As marcas

Os 10 passos mais importantes para a criação de uma marca de sucesso

10 passos mais importantes para a criação de uma marca de sucesso

Por Cristina Amaro

Foi em janeiro de 2022 que celebrámos 18 anos de trabalho apaixonante dedicado às marcas. Nascemos de um sonho e de uma marca que evoluiu e se tornou referência em Portugal: o Imagens de Marca

É na The Empower Brands House, empresa que lidero e que me enche de orgulho, que criamos, produzimos, promovemos e damos visibilidade às marcas, às empresas e às pessoas através do Imagens de Marca, da Brands Community e do Empower Brands Channel.

Este trabalho que desenvolvemos com enorme sentido de responsabilidade  foi recentemente consolidado por um estudo da Consultora Onstrategy, que determinou as marcas mais valiosas em Portugal. 

É com orgulho que hoje podemos dizer que trabalhámos 10 das 25 marcas mais valiosas. Desde já, os nossos parabéns a todas as marcas e em particular à: EDP, Galp Energia, Continente, EDP Renováveis, Fidelidade, Sonae, The Navigator Company, Delta, Worten e Sagres, pelos resultados extraordinários.

Como se cria, então, uma marca de sucesso?

Criar uma marca é muito mais do que escolher um nome e um logótipo. Requer uma série de passos fundamentais para garantir o sucesso e gerar vantagens competitivas. Deixamos aqui 10 dos passos mais importantes:

Estudar uma estratégia de negócio: avaliar benefícios e custos;

Definir o público-alvo: identificar hábitos de consumo preferências,comportamentos e dados demográficos;

Identificar o perfil do consumidor: idade, preferências, crenças, valores e hábitos de consumo. Dessa forma poderá entender melhor o consumidor e adequar a marca às preferências;

Clarificar o posicionamento: o que a marca oferece de diferente ou melhor é o fator que garante a preferência dos consumidores face à concorrência. Ex. qualidade, atendimento, proximidade, valores da marca e sustentabilidade;

Garantir a proposta de valor: a experiência proporcionada com a marca. É imperativo corresponder ou superar a expetativa dos consumidores;

Criar a personalidade da marca: conjunto de valores vulgarmente associados às pessoas e que criam a ligação com os consumidores. Ex. confiança, inteligência, afetividade, criatividade. 

Escolher o nome: é o cartão de visita da marca. O nome deve ficar na memória dos consumidores, espelhar os valores da marca, mas despertar também curiosidade e entusiasmo. 

Desenhar o logótipo: tal como o nome, deve refletir os valores da marca, criar memória nos consumidores e ser identificativo da marca quando isoladamente. 

Desenvolver o slogan: frase curta que comunique o posicionamento da marca e que seja de fácil memorização;

Antecipar tendências e inovar: antecipar e adaptar a oferta às necessidades dos consumidores.

O estudo da Consultora Onstrategy  refere-se aos resultados financeiros de 2021. O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief. 

Veja mais dicas aqui.

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