Cristina Amaro
Está a ler

Há um novo curso para atrair e reter talento nas empresas

0
As marcas

Há um novo curso para atrair e reter talento nas empresas

Há um novo curso para atrair e reter talento nas empresas

Leading HR Branding: Empowering People & Companies

Novo curso entre o ISEG – Executive Education e a Brands Community para dotar os profissionais de Recurso Humanos das empresas. O objetivo é um: dar todas as ferramentas necessárias para valorizar o capital humano, o mais importante de todos, e com isso gerar resultados.

Decorre nos dias 23 e 30 março e 6 abril

Como em quase tudo na vida, o mais importante são as pessoas. É delas que vem a energia que alimenta os projetos e só assim os resultados chegam. É justamente sobre isso que se debruça a nova formação “Leading HR Branding: Empowering People & Companies”, desenvolvida em parceria entre o ISEG ExecutiveEducation e a Brands Community

Simplificando o conceito, trata-se de valorizar o branding dos Recursos Humanos. Por um lado, reter os talentos existentes numa empresa e, por outro, atrair novos profissionais de qualidade. Tudo para maximizar resultados e levar as empresas mais longe. Mais do que captar e/ou reter talento, torna-se necessário perceber onde colocar as pessoas certas, na função certa dentro de uma organização, respeitando, naturalmente, a estratégia corporativa previamente definida. Só assim conseguimos maximizar os resultados e garantir a satisfação interna dos colaboradores na execução das suas funções. 

O trabalho em equipa, a troca da boa energia que daí advém e o debate de ideias construtivas é grande parte do sucesso, mas isso precisa de ser estimulado por quem gere e inspira as equipas. Por isso, a correta gestão do capital humano numa empresa assume-se como determinante na construção de uma marca ou empresa de êxito, sendo uma área a que o universo corporativo tanta atenção tem dado.

Peguemos no exemplo do Imagens de Marca, um projeto que tão bem conheço e que me permite falar na primeira pessoa. Sem a equipa que me acompanha, o sucesso não teria sido possível. E isso é indiscutível. Contudo, os diferentes contributos dos vários elementos da equipa, sempre motivados pela paixão de fazer mais e melhor nem sempre foram bem recebidos por outros elementos. Foi preciso um rico e intenso trabalho de gestão de equipa para que se incorporassem no produto final diferentes pontos de vista. Trata-se de uma equipa bastante heterógena, que conta com jornalistas, editores de imagem, operadores de câmara, designers, produtores, gestores de comunicação digital, diretores de conteúdos, maquilhadores, cabeleireiros, gestores, diretores e assistentes, entre tantos outros. Nem sempre é fácil gerir opiniões antagónicas ou visões menos consensuais, mas para todos estarem na mesma página o processo acaba por ser divertido e extremamente enriquecedor. Para fora só passa a ponta do icebergue. E a verdade é que sem a troca de perspetivas desta vasta equipa a consolidação da marca “Imagens de Marca” nunca teria sido possível. Tudo isto para dizer que o primeiro marketing é o interno, o que se direciona à própria equipa. 

É esse o ponto de partida deste programa desenhado em parceria com o ISEG Education: uma formação que se propõe a desenvolver com os gestores das organizações a capacidade de melhor se relacionarem com os seus recursos, o verdadeiro capital. Gestores dotados da capacidade de gerir o capital humano com emoção e com paixão. Só assim se alcançam melhores resultados, porque quando o cliente vê colaboradores felizes, identifica-se e acredita que também ele pode ser mais feliz relacionando-se com essa empresa e/ou produto.

O novo curso para atrair e reter talento nas empresas

É importante referir, enquanto uma das coordenadoras deste curso, que me enche de orgulho o corpo docente envolvido. São profissionais de renome na sua área. É o caso do CEO da Delta, Rui Miguel Nabeiro, o CEO da WyGroup, Pedro Janela, ou a Head of Peopleand Organisation da Fidelidade, Joana Queiroz Ribeiro, entre outros. Por isso, além do desenvolvimento de competências, haverá ainda uma possibilidade única de networking e discussão de tendências numa realidade que vai mudando diariamente.

Caso tenha ficado interessado, convido-o a espreitar o programa no site da Brands Community onde encontrará mais informações. 

Deixe um comentário

Follow @ Instagram