Cristina Amaro
Está a ler

Porque temos fadiga zoom & teams?

0
As pessoas

Porque temos fadiga zoom & teams?

Porque temos fadiga zoom & teams?

Por Maria Duarte Bello, Chairman of CEOs Advisory Board Vistage Portugal |Mentor | Coach | Speaker | Author | PhD Lecturer

Atravessámos e atravessamos um momento histórico provocado pela pandemia, com custos a nível económico, humano, mas também social e emocional. O confinamento mais ou menos estreito, continua sendo um meio de contenção e as relações entre as pessoas estão a ser afetadas. Não há contato. Os abraços são substituídos por toques de cotovelo e os cafés por videochamadas. Porque há que seguir conectados, os nossos telemóveis e computadores converteram-se numa janela para a normalidade, que não temos.

Teletrabalhamos, conversamos com amigos e familiares, recorremos ao online para os tempos livres e entretenimento. Isto foi algo que se agudizou durante o confinamento, mas que não desapareceu no nosso reformulado estilo de vida atual. Continuam as aulas online, reuniões de trabalho, webinares, workshops sem fim. Estamos superexpostos à nova conetividade e isso cansa. Um cansaço de mente, um cansaço porque na comunicação se perde muitos componentes do não verbal e sensorial (gestos de mãos, microexpressões e inclusivamente o tom real de voz, para não falar do olfacto ou tacto) e isto exige que prestemos muito mais atenção. Uma dificuldade que se multiplica quando a reunião é múltipla e em modo galeria, obrigando a uma divisão prolongada da atenção. Mais ainda, quando a má conexão dificulta o ritmo da conversa. Esta fadiga é a consequência de uma adaptação cognitiva contínua. Isto não quer dizer que os usos das tecnologias sejam nocivos pois graças a elas sustentam-se muitos trabalhos e relações. Estamos fatigados sim, mas pelo menos sabemos porquê. Antevendo que não teremos em pouco tempo remédio para este e outros males o que podemos fazer? Colaborar e ter paciência, ouvir e entender, ser criativo e positivo, ser empático e resiliente é e será crucial, felizmente isto não necessita exclusivamente do online.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!