Cristina Amaro
Está a ler

#anewbeginning

8
As marcas

#anewbeginning

#anewbeginning

Por Cristina Amaro

O # é de 2017. A implementação teve início em 2018. Os resultados começam a ver-se em 2019. Agora entramos num novo ciclo.

Quando em 2017 nos deparámos com a transformação dos media e com um novo paradigma de consumo de conteúdos, percebemos que tínhamos de iniciar um novo começo no Imagens de Marca, o que fizemos no nosso 14ª aniversario. Nessa altura surgimos no ecrã com uma nova imagem, uma nova forma de contar histórias e com um novo modelo de atividade. Foi um ano difícil. Com muitas situações inesperadas às quais tivemos de responder com criatividade e com necessidade de explicar, a todo o momento, que o IM estava diferente.

O mercado foi entendendo que os tempos mudaram. E que nós tínhamos de acompanhar essa mudança. Hoje não somos somente um programa na Sic Notícias e na Sic Internacional. Hoje somos isso e mais um site de informação sobre o mercado das marcas e tudo o que ele envolve, de atualização permanente e alimentado por uma redação de jornalistas especializados na área … e mais instagram, Facebook , YouTube, newsletters e promos e …muito mais canais de comunicação e distribuição de conteúdos que obrigam a mais trabalho e a ter mais recursos. Mas que dão ainda mais palco aos nossos conteúdos. Naturalmente que produzir informação de qualidade tem os seus custos e as suas exigências. E isso não se faz gratuitamente.

Todo o mercado se foi habituando à ideia de que os conteúdos não podem ser entregues gratuitamente. Todos os órgãos de comunicação social tiveram de sofrer alterações, fazer campanhas de sensibilização para a importância de se valorizar a informação. Óbvio que não pode ser de outra forma. Óbvio que um órgão de comunicação social tem de ser sustentável. Óbvio que tem de ter um modelo de negócio.

Hoje sabemos que estamos no caminho certo. Hoje sabemos que temos muito mais para oferecer a quem trabalha connosco. A quem confia em nós. Hoje não somos só um programa de informação sobre branding. Somos uma marca de conteúdos que distribui as suas histórias por diversas plataformas, de forma adaptada a cada meio, e onde a informação tem o seu espaço e a comunicação da informação também. Tudo hoje é diferente. Tudo hoje é maior.

 E tudo tem potencial para ser ainda mais. Em dois anos de trabalho árduo, com várias equipas de trabalho, desde o Advisory Board do Imagens de Marca ao Conselho estratégico da Empower Brands Community (EBC) e sem esquecer a Comissão Executiva da EBC … muita coisa mudou. E muito mais está para mudar.

Estamos seguros do caminho. Temos agora certezas sobre muitas dúvidas. Temos provas de que faz sentido a mudança. Sabemos para onde queremos ir e como queremos lá chegar. Há mais para fazer. Há ainda melhor para criar. Há oportunidades para explorar. Está na hora de abrir um novo ciclo. Com seriedade. Com muita reflexão. Com muitos bons profissionais. E, acima de tudo, com muita responsabilidade e empenho.

Está a surgir um novo empoderamento para as marcas, para as empresas e para as pessoas que lhes dão vida, que as fazem acontecer e ser o que são. Um novo projeto que faz sentido num momento de enorme transformação da sociedade. Um projeto ainda maior que o Imagens de Marca e ainda mais abrangente.

Vai dar certo? Só o tempo o dirá. Há 20 anos comecei a sonhar com o Imagens de Marca. Quase 16 anos depois estamos cada vez mais fortes! Quem sabe se daqui a 20 anos, já comigo a pensar na reforma e seguramente com novos rostos na equipa, não estaremos a recordar o início de mais um sonho…

#anewbeginning finalmente a fechar o ciclo das mudanças e a preparar as estreias de tantas ideias que daí nasceram. Estamos a criar um projeto com ética, estética e relevância. Vão acompanhando as nossas novidades. Aqui, na SIC Notícias e em todas as plataformas de comunicação do Imagens de Marca. Garantimos que vai valer a pena. Garantimos que vamos continuar a fazer a diferença.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram