Por Cristina Amaro
Já passaram 16 anos. 16! Como é possível o tempo voar desta forma?Lembro-me como se fosse hoje da apresentação pública no Jardim do Tabaco, do primeiro convite e de alguns dos rostos presentes. Lembro-me dos meus pais chegarem depois de ter terminado e evento, por terem ficado presos no trânsito. Hoje o meu pai já não está cá para aplaudir o nosso percurso. Mas sei que onde estiver o fará na mesma.
Nenhum facto marcou o dia 31 de janeiro de 2004. Mas 16 anos depois, o dia em que foi para o ar a primeira emissão do Imagens de Marca, fica na história o Brexit (veja aqui a notícia do Imagens de Marca). O Reino Unido sai hoje da União Europeia e abandona algo que nós, na nossa casa defendemos muito: a união e cooperação! Não é por acaso que estamos a lançar este ano um novo projeto que promove isso mesmo, a Empower Brands Community.
Quando, nos momentos mais difíceis do nosso percurso, sonhava com um futuro melhor, pensava muitas vezes “chegar pelo menos aos 15 anos”. Não sei o porquê do desejo dos 15 em particular, mas sei que era o desejo da longevidade. Estamos agora a caminhar para a maioridade. Acredito que seja possível continuar a caminhada. Mesmo com as dificuldades permanentes que tem de financiamento da sua produção. Um problema cada vez mais transversal a todos os meios de comunicação social.
Estou orgulhosa do nosso percurso. Estou orgulhosa da transformação que fizemos sem deixarmos cair por terra alguns dos nossos pilares mais preciosos: a ética, a estética e a relevância. Continuamos a produzir conteúdos de qualidade, que inspiram as pessoas pelo lado positivo das suas histórias. É isso que queremos. Sempre foi isso que quisemos. Continuamos a ser o que projetei.
16 anos. 16 anos de histórias e de desafios que agora são ainda maiores. Perguntava-me hoje um dos jornalistas da redação qual é o segredo do sucesso. Eu respondi-lhe que é a sua alma. A alma de um programa que soube inovar o tempo todo. Que nunca se sentou no banco do seu sucesso. Este aniversário traz-nos novos desafios e maiores exigências com a integração na Empower Brands Community. Mas traz-lhe também uma vida nova com a chegada do seu “irmão”, o canal oficial da comunidade que esperamos apresentar ao mercado entre março e abril. A vida do Empower Brands Channel vai cruzar-se com a vida do Imagens de Marca, mas vai ser muito mais do que só “ele”. O IM vai continuar a ter a sua autonomia, a sua vida própria e a ser um palco especial de visibilidade do que fazem as marcas, as empresas e as pessoas que nelas e para elas trabalham numa antena que muito respeito e de que muito me orgulho de fazer parte, a SIC Notícias.
Estou feliz com o percurso do meu “bebé” e muito orgulhosa do caminho que pode vir a percorrer. Se tudo correr como desejamos. Estamos certos de que temos uma equipa à altura dos desafios e que temos tudo para continuar a ser uma referência. Com a diversidade de plataformas de distribuição dos nossos conteúdos e a forte comunicação que estamos a criar, vai ser uma marca cada vez mais forte. E também para o mercado, continuamente mais desejada. Nada nos pode deixar mais satisfeitos. Nada nos pode dar mais garra para continuar.
Parabéns, Imagens de Marca!