Cristina Amaro
Está a ler

Transformar o erro em oportunidade. Não é só uma frase bonita

4
A vida

Transformar o erro em oportunidade. Não é só uma frase bonita

Transformar o erro em oportunidade. Não é só uma frase bonita

Por Cristina Amaro

Transformar o erro numa oportunidade é uma abordagem positiva para lidarmos com situações adversas. E esta máxima é muito mais do que uma frase bonita ou de empoderamento. Efetivamente, os erros podem constituir oportunidades: de crescimento, de reflexão e, sobretudo, de melhorias.

Hoje partilho consigo a minha visão sobre o erro e de que forma, muitas vezes, ele pode constituir um benefício, mesmo que à primeira vista não o sinta dessa forma.

Em vez de ver o erro como um fracasso, encare-o como uma lição

Analise o que correu menos bem, entenda as causas e o que poderia ter sido feito de maneira diferente. Essa reflexão pode levar a melhorias significativas, não só no momento como para o futuro.

Cria oportunidades de inovar e ser criativo(a)

Muitas inovações surgem de erros. Ao tentar algo novo e falhar, podemos descobrir novas maneiras de abordar um problema ou alcançar um objetivo. Erros podem levar a soluções criativas. Lembre-se disto.

Dá-lhe feedback valioso

Erros, muitas vezes, fornecem um feedback valioso. Seja no trabalho, nos relacionamentos ou noutras áreas da vida, o feedback pode ajudar a identificar áreas de melhoria e aperfeiçoamento. E que talvez de outra forma – sem errar – não tínhamos como identificar. 

Desenvolve a autoestima

À medida que enfrentamos e superamos erros e desafios, a nossa confiança cresce naturalmente. Saber que conseguimos lidar com situações exigentes fortalece nossa autoestima e autoconfiança.

Desenvolve a nossa capacidade de adaptação

Lidar com os erros, numa lógica construtiva, permite-nos ajustar às mudanças e encontrar soluções permanentemente. E quanto mais enfrentamos adversidades e as superamos, mais forte nos tornamos para lidar com os desafios que se seguem.

Permite partilha de experiências e entreajuda

Quando erramos e partilhamos essa experiência com alguém podemos estar a inspirar e a ajudar outra pessoa a enfrentar desafios semelhantes. E haverá algo mais precioso do que fazer a diferença na vida de alguém? Acredito que não.

Com isto não lhe quero dizer que deva errar propositadamente, mas que deve abordar cada erro de uma forma positiva. Porque ele faz – e fará sempre – parte de qualquer jornada da vida, seja pessoal ou profissional.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram