Cristina Amaro
Está a ler

Sucesso. Onde começa?

7
As pessoas

Sucesso. Onde começa?

Sucesso, onde começa?

Por José Rodrigues, Empresário e Escritor

Quando andava na escola primária, a minha professora costumava pedir para sublinharmos as palavras difíceis, sempre que liamos um texto na aula. Não faço a mínima ideia se a palavra sucesso terá ou não aparecido em algum texto ao longo daqueles preciosos quatro anos e também não consigo afirmar com segurança se a sublinharia ou não. 

Muitos anos depois da escola primária, além de dar conta que o tempo voou depressa demais, dou também conta que a palavra sucesso é hoje uma daquelas que merece ser sublinhada ou até mesmo sombreada com uma daquelas canetas fluorescentes da moda. De facto, o sucesso é algo extremamente difícil de ser definido.

Será muito pouco dizer-se que ele é apenas uma consequência de alguma coisa pela qual lutámos e dizer-se que ele é o contrário do fracasso ou o resultado da persistência. Será também insuficiente dizer-se que o sucesso é apenas a base da confiança ou o resultado de um negócio bem-sucedido, reconhecimento ou recompensa material.

A palavra sucesso, além de difícil de ser explicada, será demasiado grande para conseguirmos definir onde começa e onde acaba, onde está e onde não está, quando faz parte da vida real ou apenas dos sonhos. Complica-se ainda mais quando todos vivemos e sonhamos de forma diferente, começamos de forma diferente e, sobretudo, damos importância a coisas diferentes.

Na verdade, sublinhamos a palavra sucesso da forma como muito bem entendermos e quisermos.

Da minha parte, este tempo de recolhimento retirou-me as poucas dúvidas que tinha. 

É a todas as horas do dia, do mês, do ano, que se sublinha a palavra sucesso. E estou certo disso. Não apenas porque me lembro da escola primária, mas também porque morro de saudades dos telefonemas de pessoas de quem gosto, com convites para um simples café, para um almoço ou jantar. 

Não deixo de continuar a tentar encontrar o significado da palavra sucesso, quem dera até ao último dia de vida. Por isso, talvez também o inclua na esperança de não morrer amanhã, o que me permitirá sorrir e ver sorrir mais algumas vezes.

Hoje acordei. Nada mau, portanto. Estava um sol maravilhoso e não me doía parte nenhuma do corpo. A meio da manhã bebi um café e comi uma nata. Sem companhia, o sabor não foi o mesmo de tempos recentes. Enquanto sublinhava a palavra sucesso, lembrei-me de sublinhar também a palavra afeto. 

Será que o sucesso começa no coração?

Deixe um comentário

Follow @ Instagram