Cristina Amaro
Está a ler

Dorme pouco? Saiba quais são os riscos para a sua saúde

0
A vida

Dorme pouco? Saiba quais são os riscos para a sua saúde

Dorme pouco? Saiba quais são os riscos para a sua saúde

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo

A nossa saúde está intimamente ligada com o número de horas que dormimos. É durante o sono que o nosso organismo exerce uma série de funções reparadoras do corpo como, por exemplo, o crescimento muscular, a síntese de proteínas, reposição de energias, regularização do metabolismo. Tudo fatores mais do que essenciais para manter o nosso corpo e a nossa mente saudáveis.

O número de horas “ideais” para cada pessoa pode variar, mas, de uma forma genérica, os adultos precisam de sete/oito horas de sono e em horários regulares do dia; os adolescentes precisam de oito/dez horas; as crianças de nove/treze horas e os bebés de doze/dezasseis horas.

A falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde e influenciar o  bem-estar diário. Estudos revelam que dormir apenas cinco horas ou menos durante um dia pode aumentar cerca de 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa.

Dormir menos do que oito horas compromete o bom funcionamento do nosso organismo, aumentando, por sua vez, a probabilidade de desenvolver doenças como:

Obesidade – pessoas que dormem menos de seis horas por noite estão mais propensas ao ganho de peso que aqueles que possuem hábitos saudáveis de sono. Por exemplo, as crianças que dormem pouco também têm uma maior probabilidade de desenvolver obesidade.

Diabetes – a privação do sono está relacionada com a falta de controle do açúcar no sangue pela insulina e pode causar diabetes tipo 2.

Doenças cardiovasculares – riscos de calcificação da artéria coronária, o que leva ao ataque cardíaco. Os distúrbios do sono estão também associados a um risco maior de hipertensão e irregularidade nos batimentos cardíacos.

Alterações imunológicas – pode causar o aumento níveis de mediadores inflamatórios, o que pode diminuir a capacidade do indivíduo de resistir a uma infeção.

Transtornos mentais – pode causar problemas de saúde mental, especialmente a depressão. Pessoas com distúrbios do sono apresentam uma alta taxa do transtorno depressivo.

Por isso, cada vez mais, se torna fundamental consciencializar as pessoas para a importância de dormir bem, algo que parece tão simples e que pode ter um impacto tão grande nas nossas vidas.

É urgente aprender a ouvir o nosso corpo e a valorizar o período de descanso. Faça-o o quanto antes!

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!