As festas natalícias estão a chegar e com elas regressam os deliciosos manjares típicos desta quadra festiva. O Natal é tempo de celebração, por isso viver a quadra preocupado também não é saudável. Tenha o prazer de comemorar esta época em família.
Algumas estratégias que pode adotar durante a quadra festiva: – Preferir as confeções mais simples como os estufados e assados, em detrimento dos fritos; – Optar pelos alimentos nas suas versões magras, como por exemplo, leite magro, natas light, entre outros; – Preferir o azeite, tanto para temperar como para confecionar, em pequenas quantidades; – Iniciar as refeições principais com sopa, rica em hortícolas, pela sua riqueza em água, fibras, vitaminas e minerais; – Acompanhar, sempre que possível, o prato principal com hortícolas; – Optar pelo consumo de fruta e moderar a quantidade de doces ingeridos; – Relativamente ao bolo-rei, às rabanadas, aos sonhos e restantes sobremesas desta quadra, opte pelo chamado “pijama”, ou seja, deguste as que mais gosta no mesmo prato, em reduzidas quantidades; – Limitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes e servir água na mesa; – Privilegiar a utilização de ervas aromáticas, em detrimento do sal; – Evitar petiscar enquanto prepara as refeições; – Mastigar lenta e adequadamente os alimentos. |
Na realidade, as festas são dois dias, por isso não existe nenhum tipo de dieta específica que possamos fazer previamente. É importante sim ter moderação para minimizar os excessos calóricos.
Além disso, escolha produtos da nossa tradição gastronómica, frescos, da epóca e locais. Planeie as suas refeições e os alimentos a adquirir para se evitarem os excessos alimentares, bem como o desperdício.
Se a festa for em sua casa, opte por distribuir os alimentos que sobrarem pelos seus familiares. É uma estratégia para voltar à rotina de uma alimentação saudável.
Boas festas!