Por Cristina Amaro
O Dia dos Namorados está a aproximar-se e, quem sabe, esta não é uma belíssima sugestão para si. Quer um lugar de sonho para descansar por uns dias e levar o seu amigo de quatro patas? Trago-lhe hoje uma ideia. É que o Six Senses Douro Valley abriu um spa para cães e passou a ser, além de um paraíso na terra para os donos, um hotel pet friendly.
O meu cão foi o primeiro cão no Six Senses Douro Valley. O meu patinhas recebe, de quando em vez, estes mimos. Andava encantado pelos corredores do hotel e, claro, conquistou o coração de toda a equipa. E a atenção também. Coisa de que muito gosta. Por vezes, pergunto-me se ele não se sente um de nós, tamanha a felicidade que demonstra quando o enchem de mimos. Foi o caso do último fim de semana.
O Puppy estreou o serviço pet friendly com o programa “Paw Paw” que o hotel tem disponível a partir deste mês. Produtos orgânicos à base de ingredientes naturais no novo SPA para os patinhas, uma equipa dedicada e apaixonada pelos bichinhos de quatro patas, cama ortopédica e garrafa de água no quarto, brinquedos e guloseimas de boas-vindas e até os sacos para recolha de cocós são biodegradáveis, indo ao encontro da política de sustentabilidade do hotel.
E até a comidinha do menu patinhas é, pelos vistos, especial dados os poucos segundos em que foi devorada. O Puppy comeu um bife tártaro e um menu feito à medida com os bróculos, cenoura e salmão que ele adora, e que por precaução (não fosse ele não alinhar em novos sabores) decidi pedir na primeira refeição. As refeições são algo a que dou muito valor e mesmo no dia a dia o Puppy só come comida crua, triturada, que compro na Dog´s Wish, por saber que é feita com todas os cuidados pela própria veterinária dele. Não tenho dúvidas de que isso ajuda o meu cão a ser tão saudável e a ter um cabelo tão brilhante. Mas ainda bem que desta vez viajei com vontade de experimentar novas receitas porque, além do sabor, pelos vistos, inquestionável, percebi que todas as opções são confecionadas com muita atenção aos detalhes e com ingredientes da horta ou selecionados com amor. Como eles merecem.
Sei bem que nem todos os cães têm a sorte do meu, mas fico feliz por saber que cada vez mais os hotéis pensam neles. Seguramente que irei mais vezes procurar ofertas de estadia com possibilidade dele nos acompanhar porque o Puppy é um maravilhoso companheiro e um irrepreensível hóspede.
Um lugar a voltar. Com toda a certeza. Porquê?
Não foi, no entanto, somente pela experiência do Puppy que me apeteceu partilhar convosco este fim de semana no Douro. Além de adorar as paisagens da região (encantam-me as vinhas e as suas histórias, não tivesse eu em miúda feito tantas vindimas) o hotel é simplesmente maravilhoso. Mesmo em pleno inverno tem o seu encanto com as lareiras à moda antiga e o forno de lenha a convidar a desfrutar do seu restaurante. A arquitetura é fabulosa e o enquadramento é de cartão postal.
Nesta curta estadia optei por nem sequer sair. Preferi aproveitar os jardins imensos que quase tocam o rio em alguns pontos, as árvores centenárias que salpicam com verde a encosta, o maravilhoso SPA pelo qual o Six Senses é tão famoso no mundo (nunca me esquecerei que a melhor massagem da minha vida foi num SPA da marca, na Tailândia) e os sabores tão apurados dos seus dois restaurantes. Amei os ovos assados e o frango picante, os sumos detox e o pão acabado de sair do forno de lenha. Os cogumelos são imperdíveis e se lá forem e vos recomendarem, não deixem de os provar. São simplesmente do melhor que há!
Em suma, o Six Senses Douro Valley continua a ser um lugar especial 15 anos depois da sua abertura (parte deles com a marca Acqua) e a prova de que em Portugal existem opções de excelência. Só quem viaja com frequência percebe como o nosso país tem tão boas opções e tão bom serviço na área do turismo. Está na hora de regressarmos e de perdermos o medo que a pandemia instalou nas nossas vidas. Temos, também nós, de apoiar estes lugares para que eles não deixem de existir. Recomendo. Vivamente. E sei que se lá forem, com ou sem os vossos patinhas, também vão adorar. Prometo!