Por Cristina Amaro e Ana Gaboleiro
Se procurar nas minhas memórias físicas, seguramente encontrarei a revista onde saiu a minha primeira entrevista ao Pedro Pina. Era ele diretor de marketing do clix. Recordo-me dessa conversa como se fosse hoje, o que significa que o Pedro ficou nas minhas melhores memórias, as que guardamos no coração. Repeti conversas com ele ao longo de muitos anos e, quando há semanas nos voltámos a sentar, com as câmaras ligadas e as luzes a iluminar a sala de entrada do The Late Birds, o hotel que nos recebeu em Lisboa, foi um momento de alegria. Trouxe de volta o Pedro ao meu programa e também à minha vida. Ele é uma das pessoas que mais me inspira e que sei inspirar muitas outras. A Ana Gaboleiro vai dar-vos a conhecer um dos Embaixadores da nossa Empower Brands Community.
Fiquei com vontade de o conhecer. Pedro Pina conquistou-me na sua conversa com Cristina Amaro na rubrica I´M Out of Office do Imagens de Marca (recorde aqui: https://www.imagensdemarca.pt/artigo/liderar-pela-inclusao/ ) . Diz que abraçou a causa da diversidade, algo que para si tem um grande significado. Algo que na forma como lidera faz a diferença.
Mais do que um líder, Pedro Pina não é só o vice-presidente global para a área dos grandes anunciantes da Google. O cargo é de grande responsabilidade, a causa em que acredita é de enorme valor.
Saiu de Portugal há 10 anos, quis voar para Inglaterra e fez carreira na McCann como vice-presidente do mercado ibérico e em Londres. Já viveu e trabalhou um pouco por todo o mundo. Apostou sempre numa carreira internacional como gestor de marca, diretor de marketing e presidente executivo de diferentes setores, desde a alimentação às telecomunicações.
Pedro foi gestor de grandes contas internacionais, conquistou a pulso o seu lugar mas nem sempre sentiu que todas as oportunidades lhe estavam a ser dadas. É por isso que hoje tem uma voz ativa que o torna um líder inspirador da causa LGBT. Não esconde a sua homossexualidade e faz questão que as suas equipas sejam o mais inclusivas possível – tem o enorme desafio de trabalhar com pessoas de mais de 50 países.
Quer fazer a diferença na vida dos que trabalham consigo, inspirando e liderando pelo exemplo. É hoje um dos grandes promotores da diversidade dentro da Google, que já tem uma cultura de inclusão, sobretudo na área dos recursos humanos. Acredita que as grandes equipas se constroem com diversidade, seja cultural, etária, de género ou de orientação sexual. Lidera o grupo LGBT dentro da tecnológica, que já está presente nas marchas Pride em toda a Europa.
Pedro quer ser para outros aquilo que não sentiu que foram para ele quando iniciou a sua carreira: um exemplo da diversidade, uma inspiração para futuros profissionais. Quer romper com os estereótipos, liderar pela verdade e transparência e mostrar que o mundo é de todos. Faz falta mais líderes a pensar assim.
Acredita que para se celebrar o sucesso é preciso que viver os insucessos. Vive num ambiente de mudança constante, com os olhos postos no futuro, antecipando tendências e motivando equipas.
Pedro Pina é o novo embaixador da Empower Brands Community. Quis abraçar uma nova causa. Esta que tem um carácter social e económico, inspiradora também para as marcas, para as pessoas, para as empresas. Junta-se assim a um movimento que vai ao encontro dos seus valores enquanto líder, enquanto pessoa. Iremos certamente vê-lo por aqui muito mais vezes. E que orgulho é poder ter um líder de uma das maiores tecnológicas do mundo a apoiar um projeto diferenciador. Um projeto que promete ser transformador.
Bem-vindo, Pedro. Que este seja o início de um novo caminho de empoderamento, um caminho que sirva também de exemplo e que ajude a inspirar futuros líderes.