Cristina Amaro
Está a ler

Embaixador das empresas e dos empreendedores

4
As pessoas

Embaixador das empresas e dos empreendedores

Embaixador das empresas e dos empreendedores

Por Cristina Amaro

É o nosso embaixador para as empresas, para os empreendedores e, diria até, para o país, de tão apaixonado que é por Portugal. Rui Paiva, como todos nós, olha com preocupação para o momento que vivemos, mas aplica o critério da ponderação numa equação repleta de imprevisibilidade.

Deixando por momentos as notícias que enchem os nossos dias e dando voz à nossa Empower Brands Community, venho dar-vos a conhecer mais um dos nossos embaixadores.

Quando Rui Paiva criou a sua empresa, eu era editora de uma revista que falava do lado humano da tecnologia (a ganhar.net) do então Grupo Euronotícias. Estávamos no início do virar do século e eu recordo-me de ver em paginação a matéria que falava de uma empresa que, aos meus olhos, tinha um nome apelativo – WeDo Technologies – e uma identidade visual diferenciadora, com um laranja que à época não era frequente, uma vez que as marcas corporativas tinham, maioritariamente, cores mais institucionais ou tradicionais.

Não conheci os fundadores da WeDo pessoalmente nessa altura.  Apenas me passou pelas mãos a matéria. Com o nascimento do Imagens de Marca foquei-me em áreas mais voltadas para o branding e afastei-me mais das tecnológicas. E, por outro lado, a WeDo cresceu para mercados externos deixando a primeira década da empresa muito afastada do nosso mundo.

Perdi o rasto a esta história. Até há uns anos que volto a olhar para a empresa como possibilidade de reportagem no Imagens de Marca. Fiquei positivamente surpreendida com o seu percurso e não hesitei em dedicar à WeDo uma emissão especial na SIC Notícias.

O Rui foi o entrevistado. O Rui era o CEO. E o Rui era também um CEO muito diferente dos que conhecia (todos mais formais, mais distantes). A minha equipa foi conquistada pela equipa que o acompanhou no dia das gravações e isso permitiu uma proximidade nem sempre fácil entre nós e a nossas fontes. Somos jornalistas. Isso faz parte. Mas também somos humanos e gostamos de ser “gente”.

O Rui acaba por ser convidado por mim para se juntar ao Advisory Board do Imagens de Marca pela sua genialidade e conhecimento do mundo para o qual levou a empresa que criou. Mais de 100 países. Mais de 100 culturas diferentes. Como não ser relevante na partilha de experiências de tantos anos na sua vida profissional? É relevante e crítico. Mas um crítico que constrói. Questiona e apresenta ideias. Destrói para ajudar a construir.

Mais do que um gestor, o Rui é uma pessoa especial na nossa vida. E, naturalmente, de Advisor do Imagens de Marca passou a Embaixador da nossa Empower Brands Community porque diz que não há melhor país para se viver como o nosso. É uma pessoa que adora ver os outros brilhar e ajudar a fazer crescer. Arrisco-me a dizer que pessoal e profissionalmente.

A WeDo, liderada pela sua mão, cresceu tanto que acabou por conquistar as atenções internacionais e a Mobileum não hesitou em piscar o olho à Sonae para adquirir a empresa que o Rui Paiva ajudou a nascer. Hoje, o laranja deu lugar ao azul e o seu CEO está a apoiar a transição para a empresa americana. Tem pela frente uma nova vida, que só o futuro dirá o que poderá ser, mas estou certa de que a sua essência enquanto pessoa, continuará a viver dentro do seu eu profissional. A vontade de fazer mais por Portugal é comum à nossa comunidade e aos restantes quatro embaixadores.

O Rui que começou no empreendedorismo e no mundo da gestão, mesmo vindo das matemáticas, vai ser o rosto que representa o nosso pilar das empresas e dos empreendedores. Estamos orgulhosos desta nossa união. E sabemos que ele também está.

Bem vindo, Rui Paiva! Está na hora de fazermos mais pelo nosso país em vez de esperarmos que ele faça por nós. Let´s empower together!

Embaixador das empresas e dos empreendedores

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!