A CISION criou uma iniciativa que consiste em live meetings sobre estratégias de comunicação nesta fase de confinamento. Convidou-me para partilhar a minha experiência no mundo do branding e dar a conhecer o real propósito da Empower Brands Community.
Não pude dizer que não. E as razões parecem-me óbvias.
Comecei por explicar de que forma a equipa se adaptou às circunstâncias atuais e quais foram as dificuldades associadas à gravação de um programa de televisão em casa. No fundo, o desafio que tem sido as nossas “novas vidas”.
Vejo esta nova realidade como uma oportunidade para que as marcas possam desenvolver novas estratégias de comunicação, que de outra forma não o fariam. Como que uma oportunidade de estarem mais próximas do consumidor, de mostrar o seu lado mais humano e, muitas vezes, de mostrar o seu real propósito. E sei que muitas delas têm conseguido fazê-lo de forma absolutamente exemplar.
Porque tal como para as pessoas às vezes é importante fazer um “reset”, também para as marcas o é. Talvez seja este o momento de se encontrarem com elas. De redescobrirem o seu propósito.
Um exemplo prático desta adaptação é o próprio Imagens de Marca, na medida em que todos os nossos alinhamentos, de uma semana para a outra, passaram, de alguma forma, a estar relacionados com a COVID19. Porque não há histórias para contar que não tenham uma relação direta com o que está a acontecer.
Por outro lado, e como a nossa empresa não é só o Imagens de Marca, também foi o momento de explicar de que forma a Empower Brands Community tem cumprido o seu propósito. Enquanto causa social e económica, a EBC foi apresentada no ano passado. E hoje, já com outra maturidade, consegue, de forma espontânea, rápida e coerente, presentar ao mercado um conjunto de iniciativas que parecem uma resposta à COVID, mas que vêm de trás, de um movimento que já vinha a ser criado. É o resultado de um trabalho que tem vindo a ser construído e que agora tem a oportunidade de mostrar o seu verdadeiro propósito. Faz tanto sentido que parece que é natural.
Foi mais um momento de partilha e reflexão que agora deixo aqui.
Vejam a conversa completa aqui: https://www.facebook.com/cision.pt/videos/771293923402526/