Cristina Amaro
Está a ler

‘Vila Adentro’ há mil anos

2
As pessoas

‘Vila Adentro’ há mil anos

'Vila Adentro' há mil anos

Por Cristina Amaro

Viemos em busca do outro lado do Algarve. O menos explorado. O menos conhecido e aquele que agora o Turismo da região quer promover. Viemos em busca de dois ou três lugares para gravar a abertura e o fecho da emissão especial do Imagens de Marca, que este fim de semana irá passar na SIC Notícias, mas acabámos apaixonados por um.

No Algarve cultural, que se esconde para lá da praia e do sol, há relíquias que nos levam a mergulhar na nossa história. Lugares maravilhosos. Únicos. E imperdíveis. O restaurante “Vila Adentro”, em Faro, é um deles. E é muito mais do que um sítio onde se come uma bela cataplana algarvia. É uma viagem no tempo.

Nas suas paredes, datadas do século XV, para além dos sinais dos tempos e do que resta dos terramotos de 1755 e 1969, encontramos azulejos que retratam episódios da vitória da batalha de Faro quando, em 1249, foi conquistada aos árabes por D. Afonso III. Numa das paredes encontramos as pinturas do 5º Rei de Portugal e o primeiro a usar o título de Rei de Portugal e dos Algarves, depois de conquistar a cidade a Mohamed Ibne Said Harun, nome origem da palavra Faro. Harun deu origem a Farum que, mais tarde, deriva em Faro.

Todo o espaço é uma experiência que acompanha os saberes e os sabores da região. À entrada existe um poço iluminado há mil anos que nos deixa perceber que há história por debaixo daquele chão. E, mais à frente, uma escada de ferro que nos leva a um túnel onde os militares se refugiavam durante as batalhas, fugindo para o mar, quando necessário. Esse poço fazia a ligação ao túnel e, cá de cima, era possível controlar o nível da água e saber assim quando as marés permitiam a fuga. Uma lição de história que vale mais do que muitas aulas teóricas que as escolas teimam em ter no programa.

É por lugares como este que somos uma marca nação única e por momentos como este que o nosso trabalho vale tanto a pena. Imagens de Marca que nos distinguem. Marcas que ficam no nosso coração. Quando vierem a Faro não percam este lugar de vista. Recomendo vivamente. E venham cedo para aproveitarem cada canto e recanto e poderem contar com uma visita ao que se guarda abaixo do restaurante. Pena ser o único na cidade a ter recuperado parte dos túneis. Diz quem sabe que se todos os proprietários ligassem o que escondem nas suas estruturas Faro ganhava uma nova cidade…

'Vila Adentro' há mil anos

A terminar, uma palavra especial ao Sr Luís Purificação, cicerone de eleição: obrigada pela forma generosa como nos recebeu e nos contou parte da história desse lugar que também o acolheu a si. A sua boa disposição conquistou-nos a todos!

'Vila Adentro' há mil anos

Deixo assim uma dica de passeio pelo centro da cidade, onde não ia há algum tempo e onde me soube tão bem voltar…

Até breve, Faro!

'Vila Adentro' há mil anos
'Vila Adentro' há mil anos

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!