Cristina Amaro
Está a ler

Mobiliário português na senda da EXCELÊNCIA

0
As pessoas

Mobiliário português na senda da EXCELÊNCIA

Esta semana começa em Paris a Maison & Object, uma das mais importantes feiras do mundo na área dos objetos de decoração e mobiliário. Portugal estará representado com 107 marcas das áreas de decoração, iluminação, mobiliário, cerâmica e têxteis lar. Cerca de 40% destas marcas estará na área de exposição dedicada ao luxo. A reforçar esta presença, Portugal será assunto de conversa, pela primeira vez, numa talk dedicada ao tema “Portugal, Eldorado Archi, Design e Craft”. Na conferência estarão a designer Joana Astolfi, a dupla de arquitetos e designers de interiores da Oitoemponto, Artur Miranda e Jacques Bec, e Amândio Pereira, da Covet Foundation for Design e cofundador do grupo Covet.

Se existe um setor em que Portugal pode afirmar-se no futuro do luxo e no luxo do futuro é, sem dúvida, o do mobiliário. Provavelmente, o seu imaginário deste setor remete-o para a imagem de “Paços de Ferreira capital do móvel”, mas há uma realidade, ainda que pouco conhecida dos portugueses, que tem vindo a afirmar-se.

Uma realidade feita de marcas jovens que honram e recuperam o património de excelência das nossas “manualidades” e dos nossos artesãos e o reinterpretam à luz de uma linguagem mais contemporânea. Marcas com um modelo de gestão proativo e cuja preocupação principal é comunicar emoções e encantar o cliente. Um grupo de marcas com alma portuguesa mas com vocação global, que nos conecta com o mundo e, desta forma, expressa a matéria de que somos feitos. Marcas e protagonistas extraordinários que fazem acreditar num futuro brilhante para o luxo em português.

Um futuro que deve estender-se a outros setores na área da casa, igualmente importantes em Portugal, como os de têxteis lar, iluminação, pratas decorativas, cerâmica, revestimentos de luxo, decoração de interiores e design de produto, na afirmação de um cluster mais abrangente da excelência à portuguesa.

Mónica Seabra-Mendes é Coordenadora do Programa Executivo de Marketing de Produtos e Serviços de Luxo, da Universidade Católica de Lisboa.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram