Cristina Amaro
Está a ler

Dogs’Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

0
As marcas

Dogs’Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo

Quem tem um “bichinho de estimação em casa” sabe o que ele pode representar na nossa vida. Tomar a decisão de ter um animal exige cuidados, escolhas e dedicação (muita dedicação!). E no meu caso, que estive sempre rodeada de cães e alguns gatos, o meu Puppy foi mesmo uma das melhores decisões dos últimos anos. 

Há estudos que comprovam os benefícios que um animal de estimação pode ter na nossa saúde física e mental. Determinadas investigações científicas têm vindo a demonstrar que os animais domésticos, além de serem uma excelente companhia, podem ajudar-nos a manter-nos mais saudáveis e têm um papel importante na prevenção de doenças. Reduzem os nossos níveis de stress e conseguem ainda prevenir uma série de problemas de saúde como: prevenção de alergias; prevenção de doenças cardíacas; prevenção da depressão, entre outros.

Há uns anos eu e a minha equipa conhecemos a Dogs’ Wish, uma loja de animais com um conceito diferente de tudo o que até então tínhamos conhecido. É muito mais do que uma Pet Shop. A marca faz, de facto, a diferença, não só porque aposta nos melhores produtos para os animais de estimação, como coloca um amor único em toda a equação de serviço ao cliente, desde os serviços que disponibilizam à comida que a própria veterinária produz, sem esquecer o spa e a “escola”. A Dogs é mesmo muito mais do que uma loja de animais.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

Para a Dogs’ Wish a saúde e o bem-estar dos animais são as maiores das prioridades e, por isso, selecionam os produtos criteriosamente, de forma a que sejam seguros e funcionais. Mais: têm uma cozinha onde preparam diariamente refeições saudáveis para que possamos oferecer tudo o que os nossos amigos de quatro patas realmente necessitam. Trabalham, sobretudo, para que tenhamos animais felizes, saudáveis e com muito estilo (que também importa!).

Além disso, conta também com um consultório veterinário e um SPA com um atendimento personalizado e muito familiar. 

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

Recentemente, associaram-se a um outro projeto: a DogGo, um serviço personalizado de petsitting e estadias em ambiente familiar para cães. Funciona de terça a sexta-feira e vai buscar os vossos companheiros de quatro patas a vossa casa de manhã e devolve-os ao final do dia. Vão à escola, convivem com outros animais, vão passear pelo campo, pela praia. Além disso, os donos podem ir de férias e deixá-los ou então vão até sua casa passeá-los. 

Aquilo que realmente marca a diferença é o acompanhamento personalizado. Sobretudo, porque na Dogs’ Wish desde que se entra sente-se que há amor, cuidado e muita (muita!) preocupação. 

Fomos até às instalações e falámos com os fundadores do projeto, a Catarina e o Bruno. Ora espreitem e fiquem a conhecer mais sobre o projeto.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

Equipa Cristina Amaro: Sabemos que a Dogs’ Wish nãé apenas uma pet shop convencional. Como surgiu este conceito?

Catarina: Acabei o curso em 2005 e trabalhei, de 2005 a 2010, em dois hospitais e uma clínica veterinária. Nessa altura tinha uma cadela com dermatite atópica, e como parte do tratamento experimentei várias rações hipoalergénicas, sem bons resultados. Foi então que procurei alternativas de alimentação natural e cheguei a este tipo de dieta: a BARF (biologically appropriate raw food). Pesquisei e estudei imenso sobre este assunto e comecei a fazer em casa para a minha cadela Lara. E realmente fez uma diferença muito grande, não só na pele como também no seu estado geral e vitalidade.

Percebi que não havia nenhuma marca em Portugal a produzir este tipo de alimentação e que havia uma procura crescente por dietas mais naturais. Amadureci esta ideia, contactei uma empresa para fazer o design da marca e tudo começou a desenvolver-se a partir daí. 

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

E: Reparámos que entre os membros da vossa equipa de excelentes profissionais podemos encontrar a Maria, a mascote e relações públicas da Dogs Wish, que curiosamente é uma cadelinha.

De que forma é que ela reflete o conceito da marca e a “humaniza”?

C: A Maria tem mesmo uma personalidade muito própria e engraçada. Agora ela está mais velhota e nem sempre tem energia para o fazer, mas quando era mais nova ia sempre receber os clientes quando estes entravam na loja e no final levava-os ao carro. Claro que toda a gente achava o máximo. Além de ser super amigável com outros cães e até apaziguadora quando se geram situações de stress entre vários animais na loja. Há quem venha mesmo de propósito só para visitar a Maria!

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?
Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

E: Quais são as vantagens de ter todos estes serviços num espaço só?

C: Penso que é ótimo podermos ter uma equipa que trata dos vários aspetos da vida dos animais e é uma vantagem para os clientes poderem centralizar todos os cuidados e compras num só local, onde conhecem bem o seu cão ou gato e sabem as suas necessidades particulares.

A Dogs’Wish começou por ser apenas um espaço de produção e venda de alimentação natural BARF e se não tivéssemos adaptado o negócio, incluindo as outras vertentes que temos hoje, possivelmente já não existia, porque não era financeiramente sustentável.

E: Sendo este um conceito novo na altura, em 2010, de que forma é que as pessoas aderiram? Como é que as conseguiram conquistar?

C: Não gosto de impingir este tipo de alimentação às pessoas e considero mesmo que nem todo o cliente é um “cliente BARF”. Acho que é importante que entendam o conceito e que haja vontade de experimentar, pois envolve uma logística que não existe com a ração. Como temos a cozinha bem visível na loja os clientes ficam curiosos, pedem informações sobre esta dieta e acabam por entender que faz todo o sentido. Levam uma embalagem e começam a aderir porque veem que o cão adora e começam a notar alterações na sua saúde. Além disso, sinto que as pessoas gostam de saber que estão a dar alimentos reais, sobretudo porque nas rações muitas vezes não é fácil entender a sua composição.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?
Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

E: Estando uma médica veterinária à frente do vosso projeto, sabemos que a vossa prioridade é a saúde e o bem-estar dos animais.

Para além do consultório veterinário, têm ainda a cozinha e o spa. De que forma acreditam que estes vossos serviços contribuem para esse efeito?

C: No nosso consultório faço um acompanhamento tipo “médica de família”, com uma relação muito próxima, com respeito e empatia.

Penso que faz toda a diferença este acompanhamento próximo. Sempre que existe alguma coisa fora do normal, os clientes sentem-se à vontade para me contatar, e faço logo uma “triagem” pelo telefone. Assim resolvemos os problemas antecipadamente, não os deixando arrastar. 

Claro que preciso do apoio de hospitais para urgências, cirurgia ou internamento, mas mesmo nesses casos faço questão de acompanhar de perto todo o processo até à alta.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?
Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

E: O que é que a dieta BARF tem de diferente das outras e quais são os benefícios que traz para os animais?

C: As diferenças em relação à ração seca são muitas. A mais importante é ser uma alimentação crua, muito rica em nutrientes.

O objetivo é com os ingredientes naturais ir ao encontro das necessidades dos animais. Muitos problemas de pele e gastrointestinais melhoram rapidamente com esta alteração de dieta.

Além disso, ao longo destes anos, que já são 11, temos vindo a testar o que eles mais gostam e vamos também alternando os ingredientes para eles não se “fartarem”.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?
Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

E: Vocês são ainda a distribuidora exclusiva da marca Puppia em Portugal. O que é que é a Puppia? De que maneira os produtos da marca se diferenciam das restantes? 

C: A Puppia é uma marca sul coreana de acessórios para animais. Isto surge, mais uma vez, de uma necessidade pessoal e por sugestão de uma cliente que conhecia a marca. Apercebi-me que este tipo de peitoral era, sem dúvida, o mais indicado para a minha cadela, a Maria. E em Portugal nessa altura, em 2012, não havia nada assim.

No fundo, são peitorais mais adequados a cães pequenos e/ou com dificuldades respiratórias ou locomotoras e que não devem usar coleiras ou peitorais de fita, que não são tão confortáveis.

Procurei saber mais sobre a marca e fizemos uma primeira encomenda. O sucesso foi enorme e pouco tempo depois pedimos a representação exclusiva da marca em Portugal.

Considero a qualidade da Puppia superior a outras marcas, tanto em termos de materiais como de design. A marca é, inclusive, recomendada por muitos veterinários em todo o mundo, principalmente para raças de pequeno porte.

E: Vocês têm ainda um parceiro muito especial: a Dog Go, uma escola para cães. Como surgiu esta parceria? Em que consiste? De que forma se complementam?

C: A DogGo é um conceito criado pela Ana Farate, nossa amiga, e que nos fez todo o sentido partilhar com os nossos clientes. Sobretudo, porque é uma pessoa da nossa confiança e que sabemos que está alinhada com os nossos valores. Os cães vão para a DogGo viver aventuras, fazer exercício, socializar, basicamente curtir, esta é a melhor descrição que encontro para descrever o que os cães fazem nos passeios com a Ana. Tudo isto é muito importante para a saúde mental dos animais.

Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?
Dogs Wish: Vamos falar sobre bem-estar animal?

 A Ana é igualmente única e especial. O Puppy vai duas vezes por semana à escola com ele e é mesmo a única pessoa por quem o Puppy, literalmente, me troca.

Eu e a minha equipa partilhamos esta história porque é feita de amor. E o amor não acontece apenas entre pessoas. O meu cão é muito mais feliz com estes mimos e eu falo-vos deles de coração cheio para o caso de vos poder inspirar. E sabem que mais? Também eu sou muito mais feliz desde que a Dogs Wish entrou na minha vida.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!