Vamos falar sobre investimento de impacto? Já pensou de que forma os seus investimentos podem contribuir para melhorias na sociedade e no meio ambiente? E alguma vez ponderou em fazer um investimento tendo em vista os possíveis efeitos sociais e ambientais?
O investimento de impacto, muito conhecido no meio de strartups, surgiu a partir do conceito de investimento sustentável e responsável. Este não é um modelo de investimento recente, contudo tem ganho a atenção de muitos investidores nos últimos anos com a premissa de gerar mudanças sociais e ambientais.
O que é o investimento de impacto?
Definido pela Global Impact Investing Network (GIIN) como o que é feito em empresas e organizações com a intenção de gerar impacto social e ambiental positivo mensurável e com retorno financeiro, o investimento de impacto promete revolucionar o mercado de investimentos, promover um(a) envolvimento/ participação ativo(a) dos investidores e modificar a forma como gerimos o dinheiro.
É um modelo de investimento que assenta em 3 pilares:
- Intencionalidade: o que o diferencia de outras estratégias, uma vez que os investimentos de impacto contribuem intencionalmente para melhorias sociais e ambientais;
- Retorno financeiro: o investimento deve gerar retorno financeiro sobre o capital investido;
- Medição de impacto: fator crucial uma vez que o investidor tem o compromisso de medir e reportar o desempenho social e ambiental dos seus investimentos, além do retorno financeiro. Deste modo, é obtido com maior detalhe o desempenho de um investimento.
O que o diferencia dos restantes?
No que diz respeito ao impacto social e ambiental, todos os investimentos acarretam efeitos, quer sejam positivos ou negativos, quer sejam a curto ou longo prazo. No entanto, estes efeitos podem ser moldados através das intervenções e decisões dos investidores.
Acompanhando o avanço da tecnologia, o investimento de impacto vem, então, mostrar que não basta olhar para o retorno financeiro (o que é frequente no investimento tradicional) e que é necessário, também, acrescentar benefícios sociais e/ou ambientais, contribuindo ativamente para a melhoria da vida das pessoas.
A chave para o sucesso deste investimento
Existem práticas definidas para participar no mercado de investimento de mercado e pontos de referência para considerar a qualidade e credibilidade de investimento, garantido que existe efetivamente um contributo positivo a nível social e ambiental e que esta é uma abordagem credível. Deste modo, os investigadores conseguem guiar a sua intervenção e definir as melhores práticas.
A transparência no modo de atuação em conjunto com o compromisso de utilizar abordagens baseadas em padrões definidos têm vindo a contribuir para o crescimento do investimento de impacto.
Nos dias de hoje, em que procuramos ser mais sustentáveis e responsáveis, temos de pensar na forma como olhamos e gerimos o dinheiro. Se o conseguirmos fazer de uma forma lucrativa e ao mesmo tempo contribuir para uma melhoria social e ambiental será muito mais interessante e proveitoso. Para todos.
Leia também sobre investimento e poupança aqui.
E sobre dados e investimento aqui.