Por Cristina Amaro
Estamos à porta de 2020. Início da segunda década do século XXI. Se viajarmos na história e olharmos para trás, foi nesta época que grandes acontecimentos tiveram palco e que alguns de nós viram os nossos pais nascer. Sim. Passou um século!
Não recordamos com saudade a I Guerra Mundial nem a Gripe Espanhola mas seguramente achamos graça às fotografias dos carros da época e às películas de Charles Chaplin, ou aos cortes de cabelo pela orelha com a ponta enrolada sob a cara, estilo la Garçonne, como a atriz norte americana do cinema mudo Clara Bow imortalizou.
Foram anos que ficaram na história pela efervescência cultural e dinamismo social, quer na Europa quer nos Estados Unidos da América. Anos de profunda transformação industrial e de mudança de estilo de vida com movimentos sociais de modernidade e rompimento com as tradições. Anos em que se começou a usar os telefones, os carros e a energia elétrica em larga escala. E em que o consumo ganhou verdadeira dimensão.
Transformação foi palavra de ordem da época. Transformação é de novo palavra de ordem dos novos anos 20. Serão eles loucos como os do século XX? O tempo o dirá mas para os meus projetos não tenho dúvidas que poderei usar, desde já, a mesma ideia. Vão ser tempos loucos. Em velocidade. Em responsabilidade. Em transformação. Ficam para trás quase 17 anos de histórias da minha vida enquanto jornalista|empresária. Quase 17 anos de momentos bons e outros mais exigentes mas de constante busca pela inovação e pela diferenciação dos nossos projetos. Ficam para trás mais de 20 como jornalista da área do branding&companies, muitos dedicados ao Imagens de Marca que já é hoje a marca com mais história na minha vida.
Vêm tempos desafiantes. Não os posso escrever porque somente o futuro me permitirá fazê-lo mas posso expressar o quanto desejo que sejam tão importantes como os que ficam para a história. Ter uma marca relevante no mercado, como é hoje a nossa principal marca da empresa, o Imagens de Marca, é um enorme orgulho e uma enorme responsabilidade na sua continuidade. E é também uma inspiração para o que aí vem. Que é ainda maior. Que é ainda melhor para o país e para a economia. Na nossa nova casa, a The Empower Brands House, já se vêm mudanças que ainda estão guardadas só para nós. Serão publicas assim que for possível. Confesso que estamos todos ansiosos por isso! O que posso prometer é que vai ser um ano cheio de novidades, da academia ao nosso novo canal. Queremos ser relevantes, estéticos e éticos em tudo o que fazemos e isso dá trabalho. Leva tempo. Mas vale a pena.
Vão ser loucos os nossos anos 20? Sem dúvida que sim. Mas ter no horizonte a esperança de um projeto grandioso é de tudo o que mais me entusiasma. Que seja feliz o novo ano!