Cristina Amaro
Está a ler

Skin Cycling: A tendência que melhora a saúde da pele 

0
A vida

Skin Cycling: A tendência que melhora a saúde da pele 

Skin Cycling: A tendência que melhora a saúde da pele 

Joana Nobre, fundadora Crème de la Crème

A tendência de Skin Cycling™ surgiu durante a pandemia e foi desenvolvida pela dermatologista Whitney Bowe. A médica começou a usar a Peloton (bicicleta estática imortalizada na série And Just Like That da HBO, onde Mr. Big tem o fatídico ataque cardíaco), mas também começou a mudar a sua rotina, intercalando o cycling com diferentes treinos de Pilates e Yoga com o objetivo de otimizar os benefícios das diferentes modalidades e ver mudanças positivas e significativas no seu corpo, sem desgaste físico. Começou, então, a falar aos seus pacientes sobre este processo de alternar diferentes treinos e percebeu que era uma resposta natural às necessidades. Foi então que, nas suas palavras os seus “dois mundos colidiram”.

Os pacientes da Dra. Bowe, apesar de usarem esfoliantes (físicos, químicos) e retinoides, não estavam a obter os resultados desejados, e muitos tinham até alterações de sensibilidade da pele. 

Na verdade, podemos usar um simples hidratante duas vezes, ou até mais, por dia, mas quando tentamos puxar pelos “cavalos de corrida” (os ácidos, os retinoides) podemos realmente fazer mais mal do que bem à pele. Isto inclui danificar a barreira cutânea, causar inflamação crónica, acne, aumentar os danos dos radicais livres, agravar a hiperpigmentação e acelerar o processo de envelhecimento.

Com o crescimento das tendências da Personalização e da Gastronomia – que não tem que ver com comida, mas sim com o facto de querermos saber o que está dentro do que aplicamos na pele – sabemos cada vez mais sobre ingredientes e queremos criar rotinas customizadas, mas com isto ocorrem muitos erros que, pelo exagero na utilização de determinadas substâncias, alteram a nossa pele. 

A médica começou a perceber que, ao mergulhar nas rotinas reais dos pacientes, era urgente criar dias de recuperação para permitir a reparação da pele. 

CONCEITO

O conceito é muito intuitivo e foca-se na otimização da barreira cutânea. Os nossos músculos precisam de dias de recuperação, o nosso cérebro precisa de dias de recuperação, por isso faz sentido que a pele também beneficie de dias de recuperação. 

Este método adota uma abordagem do tipo “menos é mais”, e implica rigor e consistência, apesar de ser bastante simples de executar. Em vez de acrescentar mais produtos uns sobre os outros, o Skin Cycling™ encoraja-nos a utilizar produtos de uma forma estratégica para se respeitarem e potenciarem uns aos outros.

O QUE É O SKIN CYCLING™?

É um método de aplicação de cosméticos que tem como objetivo evitar a esfoliação excessiva da pele e promover a sua recuperação. Num mundo de resultados imediatos e esfoliação agressiva, o descanso pode mesmo ser o melhor. 

Este método refere-se apenas à rotina noturna. De dia, devemos: limpar, usar um produto com vitamina C ou outro antioxidante, hidratar e usar proteção solar – tudo isto protege a pele dos fatores de stresse do dia. À noite é quando as coisas mudam.

O ciclo deverá ser de 4 dias. Adapta-se a todas as peles, podendo haver algum ajuste nas peles sensíveis ou bastante resistentes. 

O CICLO DAS 4 NOITES

NOITE 1 – NOITE DE ESFOLIAÇÃO

Optar por produtos esfoliantes químicos em vez de esfoliantes físicos (as partículas dos esfoliantes físicos são demasiado abrasivas e podem causar lesões na pele do rosto). Um sérum esfoliante químico, com ácido salicílico, glicólico, mandélico, lático… é mais suave e eficaz, preparando a pele e maximizando a absorção dos cuidados aplicados na noite 2 e seguintes.

NOITE 2: NOITE DE RETINOIDE

Os retinoides são, segundo a American Academy of Dermatology, os ingredientes mais poderosos a incluir neste método e, até à data, o gold standard na ação antienvelhecimento. Importante: numa pele mais sensível, proteger as zonas dos olhos, sulcos nasogenianos e pescoço com um hidratante antes de aplicar o retinoide e depois (técnica da sanduiche). 

NOITE 3 + NOITE 4: NOITES DE RECUPERAÇÃO

O objetivo é assegurar a estabilidade da microbiota da pele e reparar a barreira cutânea. Palavra de ordem: hidratação. Usar ceramidas, ácido hialurónico, glicerina, esqualano, prebióticos, etc. 

VOLTAR AO INÍCIO E REPETIR

RESULTADOS

A consistência deste método é essencial e promete maravilhas. Há registos impressionantes de peles que mudaram muito, sempre para melhor, apenas com uma alteração da periodicidade de aplicação, mantendo os mesmos produtos. Não só toleram melhor os ingredientes, mas também atingem resultados que não acreditavam ser possíveis.

Após dois ciclos, qualquer mancha ou sensibilidade deverá estar muito melhor. Podem esperar ver um brilho mais saudável na pele, assim como uma sensação geral de pele mais hidratada e mais suave. Se fizerem continuamente verão realmente uma transformação positiva – isto é, menos rugas, manchas escuras a melhorar, mais conforto.

A rotina clássica SKIN CYCLING™ funciona incrivelmente bem nas pessoas com pele sensível, como eu ou a própria Dra. Whitney Bowe.

INTERESSANTE PORQUÊ?

Funciona e é game changing para a saúde da pele.

O mundo dos cuidados de pele tornou-se excessivamente complicado e o SKIN CYCLING™ ajuda a simplificar a rotina de uma forma que é, simultaneamente, eficaz e fácil de seguir.

Resolve um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando se trata da sua pele: sobreutilização de produtos cosméticos que não deixam a pele sossegada nem a recuperar fisiologicamente. 

Tudo o que fizermos de bem à nossa pele vai ter um retorno positivo e o investimento compensa. Nunca é tarde para começar. Pode ser já esta noite!

Leia mais sobre cuidados de pele aqui.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram