Cristina Amaro
Está a ler

Shots de inspiração para uma boa liderança

1
As marcas

Shots de inspiração para uma boa liderança

Shots de inspiração para uma boa liderança

Por Cristina Amaro

Este ano optei pela Grande Conferência da Liderança no Feminino, promovida pela Executiva. E não me arrependi. Trouxe inúmeras reflexões, ideias para novos negócios, novas formas de comunicar e ensinamentos que ficam para a vida. E, sobretudo, que valem ouro.

Partilho consigo agora alguns shots de inspiração que vale a pena reter:

  • Para se chegar ao topo é preciso, em primeiro lugar, ter amor ao que se faz, ser humilde e mostrar que estamos preparados para o desafio. Que o queremos abraçar e que gostávamos de ter uma oportunidade. Mostrar ambição saudável é muito importante. 
  • Como chegar ao topo e ficar lá? Conselho generalizado e de mulheres para mulheres: não tenham medo. As mulheres têm tendência para se diminuir. Não o façam. Desafiem-se nesse medo. A aprendizagem faz parte do caminho. 
  • Para manter o lugar: sermos genuínas. Sermos consistentes com as nossas missões, com o nosso propósito. Não nos transformemos em algo que não somos. 
  • Os líderes não fazem. Lideram. Acompanham. 
  • Levem convosco o conselho da Soledade Carvalho Duarte: Nunca digam “deixa estar que eu faço”. Para a líder da Transearch esse é o principal problema das mulheres, muito próprio das características multitasking que temos. Nunca fazemos uma coisa de cada vez.
  • O papel da liderança implica pensar mais estratégia, menos operação e pensar plano de negócio. Olhar para a frente. As empresas precisam disto e nós temos cada vez menos tempo para isso.
  • Outro tópico levado a palco foi a questão dos direitos e deveres. Tema que a muitos de nós diz respeito e que importa também trazer para reflexão. Há cada vez mais tendência para a exigência de direitos, benefícios, sem que se pondere sobre o que eles representam, na verdade, para as organizações. Grandes empresas estão mais capacitadas para esse tópico, mas as PMEs sentem-no de outra forma. Importa sensibilizar para o seguinte: um direito equivale a um dever. Quanto mais direitos queremos mais deveres temos de assumir. Não há vantagens sem obrigações e isso nem sempre é compreendido. Mas tem de ser. 

Depois, algo simples mas precioso: a importância da comunicação na liderança. Retenham: “Liderar é comunicar”. Quem o diz é Sandra Duarte Tavares, consultora linguística e apaixonada pelas palavras e pelo seu poder. Gosto de me rever na sua apresentação que fala de três palavras vitais para a liderança com sucesso: 

Clareza – Sermos claros na comunicação para sermos bem compreendidos pelo nosso público. Uma escrita simples é muito mais valiosa.

Rigor – Sermos rigorosos para sermos credíveis. As palavras certas. A escrita sem erros. A correta forma de falar. 

Empatia – A relação entre as palavras e as emoções. As palavras têm carga afetiva e as emoções geram comportamentos. Uma palavra pode estragar uma relação. Vale a pena pensar e estudar a importância e o peso das palavras positivas, neutras e negativas.

Valeu a pena por tudo isto. Mas, acima de tudo, valeu a pena investir o meu tempo nas conversas que me permitiram perceber que as minhas dores quanto líder são comuns a todos outros.

Mais uma vez, se dermos as mãos não caminhamos sozinhos. E este caminho de liderança é por si só solitário.

Trouxe para casa a vontade de ouvir mais e falar menos e de me lembrar que a paz é mais importante do que a razão. Ideias simples mas que muitas vezes o dia a dia nos faz esquecer.

Leia mais sobre liderança aqui.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram