Cristina Amaro
Está a ler

Saiba como escolher o próximo LIVRO para ler

0
A vida

Saiba como escolher o próximo LIVRO para ler

Se tem acompanhado os artigos que escrevo para o blogue, já terá conhecimento de uma série de livros que podem interessar-lhe. Porém, e embora as leituras que sugiro estejam enquadradas num tema ou numa situação, só você, enquanto leitor, é que sabe e sente o que é realmente importante para si. Assim, resolvi, no artigo desta semana, ajudá-lo no processo de escolha de livros.

Temos à nossa disposição milhares de livros sobre outros tantos assuntos. Para qualquer questão que se pretenda desenvolver, há um número infinito de obras literárias que possuem a resposta. Mas, na verdade, nem todos esses livros são os mais indicados para nós e, em muitos casos, podem nem estar disponíveis.

O ato de escolher um livro para ler é mais do que ir a uma livraria ou a uma biblioteca, ou mesmo seguir uma recomendação de um amigo. Escolher um livro para um determinado resultado é decidir que conhecimento queremos obter, e como, para que nos seja possível alcançar o resultado que ambicionamos. É algo nosso, íntimo, e em muitos momentos arriscado, dado que o que lemos determinará a forma como pensamos, sentimos e agimos.

Independentemente do que adquirimos quando nos dedicamos a aprender, teremos sempre de investir energia, tempo e dinheiro. Mesmo que de forma indireta, estes três fatores estarão sempre presentes.

Portanto, quando escolher o seu próximo livro para ler, tenha em atenção que o seu objetivo é o que vai mudar em si através dessa leitura (impacto).

Há muitas formas de escolher um livro. Um livro ao qual fiquemos ancorados e que nos possibilite rentabilizar e aplicar ao máximo a mensagem que tem para nós. Tem de acontecer qualquer coisa dentro de nós assim que lemos um livro.

Neste artigo vou partilhar consigo quatro simples dicas que deve considerar quando selecionar a sua próxima leitura.


Tenha claros os seus objetivos de leitura

Este aspeto é dos mais importantes que deve considerar. Ter objetivos de leitura claros é saber que impactos quer que aconteçam. Saiba o que quer antes de passar ao como. Muitas pessoas investem muito dinheiro em livros que nunca irão ler. O motivo? Não tinham a sua intenção de leitura bem definida.

Quando temos objetivos de leitura bem definidos, facilmente teremos acesso aos assuntos e subassuntos que nos ajudarão quer na pesquisa dos melhores livros para determinada área quer a atingir os resultados que queremos.

Neste passo já estamos a direcionar a nossa leitura.

Saiba como pode rentabilizar a leitura
Rentabilizar um livro não tem só que ver com a questão da aplicabilidade, mas também com o ambiente/contexto em que vamos ler o livro. Potenciar um livro depende do que fazemos no ato da leitura e na forma como vamos tornando a informação prática.

Rentabilizar um livro é saber retirar dele o melhor de acordo com as nossas necessidades.

Procure impactos de pessoas que já leram o livro e de especialistas
Certamente que muitas pessoas já tiveram objetivos semelhantes aos seus. Dessas, algumas leram livros que foram cruciais. Saiba o que essas pessoas leram e que impactos tiveram.

Procurar especialistas também é uma mais-valia, visto que já têm por referência os livros mais impactantes.

Alerto para que não dê total ênfase aos “ratings”. Muitos são colocados por impulso e pouco acrescentam.

Um primeiro contacto com o livro
Quando lhe for possível, estabeleça um primeiro contacto com o livro. Leia a contracapa, o índice, dedique alguns minutos a uma secção que lhe tenha chamado a atenção. Facilmente saberá se a informação, o tipo de escrita e a organização são aquilo que procura.

Existem muitas outras dicas. Mas com estas já fica habilitado a escolher um livro que certamente irá ler e dele usufruir.

Mesmo que vá à descoberta, aumente o seu nível de exigência. Dedique tempo na escolha e estará a poupar tempo na leitura, energia e dinheiro.

O livro certo, no momento certo, para o resultado certo é algo que deve ter sempre em consideração antes de iniciar qualquer leitura. Não queira pertencer aos 90% de pessoas que não passam do primeiro capítulo quando começam a ler um livro.

Escolher um livro é escolher, entre muitos mestres, o melhor mestre para nós.

Desejo-lhe momentos inspiradores.

Boas leituras,

César Ferreira
Biblioterapeuta e reading coach

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!