Cristina Amaro
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Respirar para acalmar

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Respirar para acalmar

Respirar para acalmar

Por Inês Roseta, Professora de Yoga

A respiração é considerada a mais importante de todas as funções humanas. É possível viver vários dias sem comer,  alguns dias sem beber, mas apenas minutos sem respirar. 

Dependemos da respiração para viver, e a nossa vitalidade está diretamente ligada aos nossos padrões respiratórios. Quando temos uma postura deficiente, o peito fechado, os ombros contraídos, a respiração é frequentemente rápida e superficial. O Yoga é talvez o único sistema de exercícios que se concentra extensivamente na respiração como parte integrante da prática. 

A respiração consciente e controlada, ajuda ao fluir dos movimentos e auxilia a mente a concentrar-se no agora, no momento presente. 

Na prática de Yoga, a respiração é nasal, o nariz tem pequenos pêlos que filtram, aquecem e humidificam o ar antes de este entrar no pulmões.

Esta técnica de respiração auxilia a indução de estados meditativos. Promove o relaxamento de todo o organismo. Tem uma influência subtil no corpo e na mente, acalmando quase que imediatamente. 

O propósito é focar, ajudar a mente a abstrair-se de tudo ao nosso redor, de forma a que consigamos estar totalmente presentes, para o nosso corpo, para a nossa mente e para sermos o que somos, exatamente como somos, naquele momento em que respiramos e desenhamos com o corpo as posturas umas atrás das outras.

Assim a respiração é o primeiro passo para ajudar à concentração na prática das posturas, a respiração ajuda-nos a efetivar os movimentos com controlo e a manter a postura na sua fase estática. 

Deve ser uma respiração lenta e profunda, e sincronizada com o movimento. Vivemos porque respiramos e a maior parte das vezes sem o mínimo de consciência do ato de respirar! 

Texto – Prof. Inês Roseta: https://www.instagram.com/inesroseta.ashtangayoga/?hl=pt

Ilustração: https://www.instagram.com/bravemaryan/?hl=pt

Respirar para acalmar
Inês Roseta

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