Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo
Não é nenhuma novidade que as empresas de sucesso são aquelas que têm equipas motivadas. A motivação, em qualquer que seja a área ou momento da carreira, é fundamental.
Vários estudos comprovam que o contato com a arte é muito importante para estimular a criatividade das pessoas, devolver alguma serenidade bem como uma visão global para aquilo que são os momentos decisivos.
Numa altura em que a inovação é o maior dos desafios, quanto mais as empresas apostarem nesses estímulos criativos mais produtivos serão os colaboradores.
Se pensarmos bem até pode fazer muito sentido isto. Vejamos: a arte estimulando uma forma de pensar mais abrangente, naturalmente, consegue arranjar soluções mais criativas acerca de um qualquer problema ou situação. As melhores soluções ou as mais inovadoras são aquelas que provêm de uma visão mais criativa.
A propósito deste tema, na semana passada fui convidada pelo Pedro Matias, Presidente do ISQ, a estar presente na apresentação do livro Art@Work e ser a moderadora de um debate que se debruçava acerca da união entre as empresas e a arte. O ISQ desafiou 6 artistas a escolher algumas obras para expor nos corredores e salas de trabalho da sua sede. A exposição deu origem ao livro Art@Work , que provocou uma talk sobre a importância da arte nos ambientes empresariais. Senti que, além de importante, este debate foi necessário. Porque a arte é mais do que inspiradora. Pode mesmo ser transformadora. E numa altura da minha vida em que a transformação é a palavra que se impõe, acho muito pertinente esta reflexão.
A arte pode ser muito mais do que exposições onde vamos ao domingo à tarde. A arte tem mesmo o poder de nos fazer pensar, refletir. Parar. E há poucas coisas neste mundo que nos façam parar. Por tudo isto – e tantas mais coisas que acredito que ainda vou descobrir -, julgo que arte tem o poder de mudar mundo.
Este é um tema que está em destaque no site Imagens de Marca. Vejam aqui: https://www.imagensdemarca.pt/artigo/isq-aposta-na-artwork/ .