Cristina Amaro
Está a ler

Orgulhosamente Conselheira do Instituto Politécnico de Lisboa

0
As marcas

Orgulhosamente Conselheira do Instituto Politécnico de Lisboa

Orgulhosamente Conselheira

Por Cristina Amaro

“Afirmo solenemente que cumprirei as funções que me são confiadas com respeito pelos deveres que decorrem da constituição e da lei“.

Foi com a leitura pública destas palavras que assinei o termo de posse enquanto Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), presidido por uma pessoa por quem tenho um imenso respeito e admiração, o Professor David Justino. Um grupo de trabalho que integra profissionais de todas as escolas do IPL, estudantes e alguns outros membros também eleitos por cooptação, como é o meu caso, que se compromete a dar um contributo ao país de forma não remunerada. Faço-o com sentido de missão e por compromisso com o futuro do meu país.

Não escondo o orgulho que tenho neste papel que trago assinado dentro da pastinha do Instituto que me ajudou a crescer e a vestir o papel de profissional, depois de terminado o curso de Publicidade & Marketing, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em 1996. Já lá vão uns bons anos.

A formação superior e a escolha da ESCS foram uma das melhores decisões da minha vida enquanto jovem adulta que procurava um futuro onde fosse feliz. Acabei por não seguir a minha área de formação, uma vez que me apaixonei pouco tempo depois pelo jornalismo, mas o que é certo é que esse curso e essa escola me abriram portas para estar onde estou e a fazer o que faço. Foi lá que aprendi que era possível seguir os meus sonhos. Foi lá que aprendi a fazer televisão e a organizar grandes projetos. Foi lá que aprendi a desenvolver ideias criativas. Foi lá que ganhei confiança. Foi lá que me preparei para ser empreendedora e empresária.

Orgulhosamente Conselheira
Orgulhosamente Conselheira

O IPL de Lisboa foi a minha escolha e a melhor escolha. O ensino prático era o que fazia sentido para mim uma vez que era demasiado voltada para o “aprender-fazendo”. E ali o equilíbrio entre a teoria e a prática era excelente. Tive a sorte de entrar na ESCS no ano em que a escola abria o novo edifício, bem junto à 2ª circular, em Benfica, o que me permitiu ter contacto com um novo mundo e acabado de estrear. Que privilégio! Soube e soubemos bem, todos os alunos dessa temporada, tirar partido dos benefícios de termos uma escola nova e seguimos os conselhos dos professores que nos disseram que, se não fossemos nós a projetar e promover o nome da escola, bem nos podíamos preparar para o desemprego.

A ESCS abriu as portas ao mercado empresarial levando muitos profissionais a ter contacto com as suas instalações e as suas pessoas. Alunos, professores, pessoal não docente, muito simpático e altamente envolvido com o desejo de nos apresentarmos ao mundo. Orgulho-me de fazer parte da lista de alunos que mais ajudaram a escola a crescer. Foram 3 anos de muito trabalho e também de imensa felicidade. Nunca me esquecerei desses tempos de ouro que ali passei.

Estar hoje integrada num grupo de trabalho que representa todas as escolas do IPL é, por um lado, uma enorme responsabilidade e, por outro, uma enorme honra. Darei o meu melhor para que o IPL continue a ser uma referência. Para que o grupo de escolas do Instituto sejam, todas elas, cada vez mais reputadas e respeitadas. Sou fruto do ensino politécnico e a prova de que aliar a componente teórica à prática é mesmo um excelente caminho.

Já tenho comigo três palavras de eleição que irei levar para este desafio: comunicação, humanidade e amor. Vamos a isto!

Orgulhosamente Conselheira

Leia mais artigos aqui.

Deixe um comentário

Follow @ Instagram