Cristina Amaro
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O sucesso de uma marca | 4 dicas

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As marcas

O sucesso de uma marca | 4 dicas

O sucesso de uma marca | 4 dicas

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo

O mercado é um mundo. E na hora de o consumidor escolher que produto ou serviço comprar, há várias coisas que estão na balança e que o faz optar por uma marca e não por outra. As variáveis associadas a essa escolha podem ser várias e que nós, enquanto marcas, até podemos nem controlar. No entanto, há uma série de outras variáveis, muitas vezes pequenos pormenores mas que têm muito peso, que podem fazer toda a diferença.

“Quais os motivos que levam o consumidor a optar pela minha marca e não por outra?” Quando criamos uma marca devemos ter sempre em mente esta questão, independentemente dos anos de mercado e do sucesso. Ela acabará sempre, de alguma forma, por nos guiar e nos levar ao caminho certo.

Temos o exemplo do e-commerce, que agora ganhou uma dimensão maior com a pandemia, que quebrou todas as barreira físicas do mercado. Isto trouxe uma série de vantagens, principalmente nas circunstâncias atuais que vivemos, mas também veio aumentar a concorrência entre as diversas marcas.

Uma coisa é certa: o sucesso de qualquer marca passa essencialmente pelo trabalho de Branding.  Por isso, selecionei com a minha equipa algumas dicas que me parecem ser úteis caso tenham uma marca ou estejam a pensar criá-la. Se tiverem estes tópicos muito bem presentes sempre, acredito que tudo aponte para o sucesso.

4 dicas para otimizar estratégias:

Definir a identidade da nossa marca

Este é um dos pontos mais importantes e deve ter sempre uma atenção redobrada. Qualquer marca de sucesso tem valores bem definidos e alinhados com toda a equipa. Esses valores vão, no fundo, guiar toda a forma como a empresa age e pensa.

Temos agora ouvido muito falar em empresas que se preocupam – e ainda bem – com o meio ambiente e que procuram estratégias sustentáveis. Qualquer consumidor que defenda esta causa, à partida, vai olhar com outro tipo de atenção para esta marca, porque sente que estão como que “alinhados” na mesma direção.

Os valores aproximam as pessoas a outras pessoas, as marcas a outras marcas, e pessoas a marcas (e o contrário também se verifica). Por isso, ao definirmos sempre muito bem o nosso posicionamento e conseguirmos ser coerentes, estamos a construir um caminho forte e com o qual muitas pessoas se vão identificar.

Redes sociais

As redes sociais são o ponto onde todos se encontram. Onde passamos todos nós grande parte do tempo, tanto por razões pessoais como profissionais. E este novo mundo do digital veio também potenciar a proximidade com o cliente, o que faz com o que o conheçamos melhor, entendamos as suas necessidades e, consequentemente, criemos forma de poder oferecer serviços exclusivos.

Acima de tudo, é fundamental estarmos atentos às mudanças e acompanhar todo o tipo de tendências, dentro e fora do digital.

Conteúdos relevantes

O consumidor está cada vez mais exigente e não aceita que lhe vendamos um qualquer serviço / produto. Por essa razão, o marketing digital tornou-se numa ferramenta muito interessante para qualquer empresa, na medida em que ao criarmos maior ligação com o público acabamos por estar a acrescentar valor à marca. E, verdade seja dita, qualquer marca que invista no conhecimento torna-se naturalmente numa referência no mercado. E ainda bem que assim o é.

Valorizar o cliente e a equipa

Este é um tópico que pode fazer toda a diferença no dia a dia, tanto na relação com o cliente como com a equipa. O cliente é parte integrante de qualquer empresa e, por essa razão, deve ser tratado à altura.

É fundamental pedirmos feedback ao cliente, mostrando que todas as suas opiniões são fundamentais para a construção do que se pretende. E o mesmo se aplica à equipa, pois é ela que representa a marca e precisa de ter os mesmos valores. No fundo, ao investirmos na relação interna estamos a investir no sucesso. E é importante que nunca nos esqueçamos disto.

E a mais importante dica que posso partilhar convosco é esta: coloquem sempre verdade. No que for. Quando for. Para o que for.

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