Cristina Amaro
Está a ler

O Relacionamento no Coaching

1
As pessoas

O Relacionamento no Coaching

Maria Duarte Bello

Por Maria Duarte Bello

A formação de uma aliança no coaching pressupõe que este se baseia no princípio de que existem duas mentes enfocadas no mesmo objetivo. A extraordinária dinâmica resulta do apoio incondicional. O clima de confidencialidade e confiança no coach ajudam a expandir e modificar habilidades, afastando as suscetíveis de impedir o rendimento ou a promoção profissional. Assim, como a tomada de consciência das consequências e reações sem quaisquer censuras ou recriminações, fazendo apenas ver que temos nas mãos o poder imenso de resolver e procurar o rumo desejado. Quando as adversidades aparecem o profissional menos apto tende a reagir com desgaste em vez de colocar o foco na criação das melhores circunstâncias. O coach mostra que a energia que se gasta a reagir a um problema pode ser usada na criação da solução.

A descoberta de capacidades, por vezes só intuídas, é uma das razões de ser, pois o que conta não é só o que sabemos, mas também como tiramos partido dos conhecimentos e habilidades acumuladas. O nosso êxito e qualidade de vida são decisivamente influenciados pelas relações que estabelecemos e como as realizamos, as metas que nos propomos e como as conseguimos.

Porque a vida é só uma, resulta essencial não ter medo de a viver. Gerir a mudança em que a aceitação da mesma é um processo altamente emocional e na qual a razão desempenha um papel secundário. O coach ajuda a vivenciar a mudança, minimizando o impacto negativo e diminuindo o tempo de adaptação à nova conjuntura.

O cliente tem as ideias e as capacidades e o coach ajuda a pô-las em prática. Predominam as tomadas de decisão e o enfoque nos objetivos. Deste modo, devemos começar por escolher o caminho e até onde queremos chegar. Têm de ser objetivos específicos e realistas. Para isso há que pensar numa programação por etapas, faseada no tempo, com a elaboração de planos e alternativas exequíveis. É importante ressaltar que não se pode esperar um nível de desempenho alto sem um coaching vocacionado para o desenvolvimento das competências necessárias e ajustadas aos propósitos.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!