Cristina Amaro
Está a ler

O mais potente antioxidante natural para uma vida saudável

0
As marcas

O mais potente antioxidante natural para uma vida saudável

O mais potente antioxidante natural para uma vida saudável

Por Cristina Amaro e Alexandra Delgado Figueiredo

Há uns dias chegou até mim um projeto muito inovador na área da saúde. Numa altura em que a saúde ganhou uma dimensão diferente – e ainda bem! – e que tanto ouvimos falar de imunidade, acho que devo partilhar convosco tudo o que possa ser útil, de forma a sermos todos pessoas mais saudáveis e atentas aos sinais do nosso corpo. 

A Algicel-Biotecnologia e Investigação é uma empresa original, inovadora, única em Portugal e que produz uma substância que é ainda escassa no mundo, devido à complexidade da sua produção: a astaxantina. Existem no mundo certa de uma dúzia de produtores, sendo que apenas metade desse número têm uma produção expressiva.

Esta empresa criou uma marca de suplementos, a AZORA, que contém esta substância cheia de benefícios para a nossa saúde, com um conceito que integra confiança, qualidade, natureza, inovação, transversalidade, saúde e beleza. A marca diz que esta substância é “só” o mais potente antioxidante que existe no mundo. 

A Astaxantina é um caroteno da família dos terpenos e constitui o mais potente antioxidante encontrado na natureza. Para terem uma noção, é 6000 vezes mais potente que a vitamina C. 

E daí a minha vontade de partilhar este tema, uma vez que acho muito importante partilharmos projetos inovadores, que acrescentem valor ao mundo, em particular, ao universo da saúde. Possui inúmeros benefícios para a saúde humana e animal com enorme relevância em todas as funções corporais, tais como:

– Forte ação anti-oxidante e potenciadora da imunidade;

– Potente ação anti-inflamatória;

– Saúde cardiovascular;

– Saúde da função gástrica;

– Saúde ocular;

– Saúde da pele;

– Regeneração e proteção das articulações;

– Saúde do sistema cognitivo e prevenção de doenças;

– Saúde do sistema nervoso;

– Recuperação das cargas físicas;

– Efeito generalizado e pronunciado antienvelhecimento;

– Esta substância está aprovada para utilização em suplementos e cosméticos.

Um pouco da história da marca…

Em 2006, Helena Silva, uma das sócias da empresa que nos fez chegar esta história, foi procurada por dois jovens engenheiros, hoje seus sócios, que procuravam condições para pôr em prática a criatividade das suas ideias. A vida  profissional de Helena até então era – e foi-o durante 30 anos – na área dos combustíveis. No entanto, a atitude desses jovens foi tal que o projeto que veio a delinear-se.

Começou por ser um projeto de investigação – estudar a viabilidade de extrair astaxantina da microalga de água doce Haematococcus Pluvialis, à escala industrial, nos Açores, para consumo humano, como benéfico suplemento alimentar. Em 2007, os jovens e Helena constituíram uma empresa, a Algicel, Ldª, e seguiram-se cerca de 4 anos de investigação científica com a colaboração da Universidade dos Açores. Daí resultaram duas patentes. É ao abrigo de uma delas que produzem hoje em dia ASTAXANTINA, extraída  da estirpe de uma microalga nascida da Natureza Açoriana, e que comercializam sob a forma de cápsulas, com a marca AZORA.   

A marca pretende agora expandir-se e dar a conhecer esta “dádiva da Natureza” para a nossa saúde. Veio ter comigo e eu não poderia passar indiferente a este projeto português que se preocupa com a saúde de todos nós.

O mais potente antioxidante natural para uma vida saudável
O mais potente antioxidante natural para uma vida saudável
  1. – Há contraindicações no que diz respeito à toma deste suplemento?

Não são conhecidas contraindicações da astaxantina. Apenas recomendamos que não se faça a toma simultânea de Astaxantina com Varfarina (um anti-coagulante) pela suspeita de que possa potenciar os seus efeitos farmacológicos.

  1. – Onde podemos comprar este suplemento?

Pode-se adquirir este suplemento directamente no nosso site em www.algicel.pt,  no separador loja online. Pode-se encontrar também em algumas farmácias, parafarmácias, ervanárias e em centros diatéticos.

  1. – Uma pessoa saudável, sem qualquer tipo de complicação de saúde, pode tomar estas cápsulas para reforçar o seu sistema imunitário?

Sim, um dos benefícios da astaxantina é precisamente o reforço do sistema imunitário, facto particularmente importante na actual situação em que vivemos. 

No site www.algicel.pt, no separador informações cientificas, consta uma compilação de todos os estudos com humanos onde se demonstra os benefícios da astaxantina para a saúde. Um desses estudos mostra claramente que a toma de astaxantina leva a uma diminuição de um biomarcador de lesão de DNA, diminuição da resposta inflamatória, aumento da actividade das células imunes Natural Killer e aumento da subpopulação de células imunes B e T.

  1. – Quais são os planos da marca para um futuro próximo?

A curto prazo, a Algicel pretende maximizar as vendas da marca Azora no canal tradicional e no canal online em Portugal Continental e na Polónia. 

Nesse sentido, está em curso o reforço da nossa  equipa comercial e um plano de comunicação intensivo.

  1. – Numa palavra descreve este projeto como…?

Inspirador.

Uma ideia e a vontade de fazer a coisa certa permitiu-nos disponibilizar o antioxidante mais poderoso da Natureza.

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!