Quando a Maria José Martins me falou pela primeira vez do Stand Up Brands, com aqueles olhos grandes a brilharem, consegui imaginar o quão giro podia ser esse conceito para celebrar os 20 anos de imagens de marca, mas confesso que o que vivemos na noite de 29 de maio superou as nossas expectativas. As minhas. As dela. As de uma equipa inteira.
Ainda estou em modo “belisquem-me”, como ela própria brincou em palco no momento de teatro que abriu a noite. As fundadoras de um magazine de informação a fazerem teatro! Porque não? Questionei-me na altura. Não me arrependo um minuto! Foi a grande surpresa da noite e demonstra a nossa coragem e a intensidade com que vivemos tudo o que fazemos. A emoção com que vivemos o que fazemos. O nosso lado disruptivo, criativo e também divertido. Porque trabalho também pode ser diversão e boa disposição. Só assim se aguentam os momentos mais difíceis.
Confesso-vos que ainda estou a recuperar daquela entrada em palco, sem rede, depois dos 3 minutos que tinha para trocar de roupa. Sair da pele de atriz e assumir o papel de apresentadora e condutora de todos os momentos de conversa, fosse entrevistando ou lançando os jornalistas para conduzirem eles próprios outros momentos de conversa. Sempre achei curto o tempo, mas todos diziam que era suficiente… O problema é que não ensaiámos a mudança de roupa com microfones!
Entrei naquele palco para dar as boas-vindas a uma sala com quase 500 pessoas com as mãos da equipa técnica coladas às minhas costas a subir o fecho do maravilhoso macacão desenhado por João Rolo. Feito à medida das minhas medidas. Sem espaço para micros lá dentro. Dois! Logo dois!
Não tive tempo para perceber que não iria conseguir respirar nem sentar-me a conduzir uma conversa.
Foi o momento mais difícil da minha vida como apresentadora. Mas ao mesmo tempo o mais incrível! Não só porque o venci, mas também, a avaliar pelos comentários, por ter convencido a plateia de que estava tudo bem. Mas não, não estava.
Não tinha espaço para respirar. Foi o que senti quando me saíram as palavras “Boa noite. Sejam muito bem-vindos a este nosso espetáculo que é vosso também”. Nunca me irei esquecer deste momento. 20 anos a conduzir programas, a trabalhar com micros, com conversas, com imprevistos e nenhum de nós se lembrou que era preciso ensaiar a mudança de guarda-roupa para testar a mudança e colocação de microfones em 3 minutos.
Foi o tempo mais curto da minha vida. Foi a entrada em palco mais louca de sempre. Mas foi a entrada dos nossos 20 anos. 20 anos de emissões do Imagens de Marca na SIC Notícias que fazem deste programa o de maior longevidade do canal e um dos mais antigos programas da história da televisão portuguesa. Na nossa categoria, magazines de informação, com uma redação de jornalistas a fazerem informação com o rigor que ela impõe, não há nenhuma outra história assim para contar.
Esse apontamento aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, mas também nos enche de orgulho. Tal como nos encheu de orgulho a sala do Teatro Maria Matos a rebentar pelas costuras. Tantas caras conhecidas que ao longo dos anos se foram juntando à nossa história. Da publicidade à gestão de recursos humanos. Agências, empresas, organismos estatais, associações, universidades, vizinhos que representam também parte da nossa comunidade local e membros da Brands Community que representam a dimensão nacional de um projeto que nasceu do próprio Imagens de Marca. Honrados também pela presença do Sr. Ministro da Economia, Pedro Reis. Um profissional que nos acompanha há anos e que conhece bem os nossos desafios. Foi bom ouvir as suas palavras. Foram incentivadoras. Tal como as intervenções de todas as pessoas que foram surpreendidas ao longo da noite, em especial os criativos que deixaram marca na comunicação dos últimos 20 anos e os representantes de empresas que têm acompanhado a transformação do país e da economia.
Foi uma noite boa. Tocámos os corações de todos os que estiveram connosco. Provocámos risos, oferecemos gargalhadas. Nada nos podia deixar mais felizes. E só por isso tudo valeu a pena. Os meses de trabalho. As noites mal dormidas. O esforço incrível de uma equipa enorme que foi envolvida para que este espetáculo fosse o que foi. A nossa. A da Força de Produção. A do Teatro Maria Matos. A dos parceiros que nos ajudaram a concretizar este projeto. Todos foram importantes e sem eles nada teria sido assim.
Mesmo sem rede, sem ar e sem vagar para entrar em palco como gostaria de ter entrado, a sentir a energia daquela sala e a respirar fundo no momento do “podes entrar”, valeu mesmo a pena.
Nos bastidores há todo um segundo espetáculo que aumenta ainda mais a cumplicidade das equipas. E falando só da minha, tenho a certeza de que todos os meus jornalistas recordarão esta noite para sempre. Cada vez que olharem para um palco vão lembrar-se do dia em que pisaram o “nosso” palco dos 20 anos de um programa de televisão que é, afinal, tanto mais do que isso!
Depois desta noite, e sendo este um conceito nosso, da área de branded contents, tenho a certeza de que a direção criativa da House vai querer criar mais momentos de storytelling para outras marcas. E isso deixa-me ainda mais feliz. É assim que temos sempre vindo a crescer: inovando. Sem medo.