Cristina Amaro
Está a ler

Desintoxicar para aumentar imunidade

2
A vida

Desintoxicar para aumentar imunidade

Desintoxicar para aumentar imunidade

Por Cristina Amaro

Todos sabemos. Mas nunca é demais repetir: um sistema imunitário forte ajuda a prevenir doenças e reforça a qualidade de vida.

O tema ganhou dimensão devido à pandemia, mas muitas vezes nos esquecemos que reforçar a imunidade não passa só por tomar umas vitaminas que vão a esse encontro, desleixando órgãos vitais para o efeito. O intestino é talvez, pelo menos para mim, um dos mais sábios e importantes.

Agora que estou mais alerta do que nunca para a saúde do meu corpo, é fácil saber quando ele, o meu corpo, está a ficar intoxicado e quando preciso de agir. Foi uma das razões que me fizeram rever a equipa médica do Longevity. A Dra.Joana Santos e o Osteopata Ricardo Rosa são excelentes conselheiros. Viram-me. Identificaram os meus problemas atuais e agiram para me ajudar a reforçar a imunidade e libertar as toxinas. E eu estava francamente a precisar.

Desintoxicar para aumentar imunidade

A alimentação saudável é obviamente crucial, mas nem sempre o início do caminho se deve fazer com dietas líquidas repentinas como tantas vezes vemos por aí. É importante primeiro perceber onde estão os problemas e quando possível fazer um reset ao intestino. Eu própria vinha a pensar nuns 3 dias a sumos e sopas, mas afinal o meu caminho foi outro. Pelo menos, para já.

Optei por fazer a minha primeira hidroterapia do colon e fiquei fã! A enfermeira Mara, que também é Cristina como eu (e de uma simpatia inesquecível), ajudou a desconstruir os meus receios e conseguimos ótimos resultados que me ajudam a perceber melhor a raiz do problema, a mim e à equipa médica que nos deve sempre assessorar. 

Naturalmente que o mal se ataca sempre na raíz e não nas folhas. Por isso, defendo tanto que a beleza começa dentro de nós e por dentro de nós. Sendo a maior das belezas da nossa vida a saúde do nosso corpo e quando cuidamos dele por dentro é claro que a nossa beleza se nota por fora.

A propósito deste assunto, li recentemente um artigo que vos aconselho e que mostra a relação clara entre o impacto da Covid-19 num corpo com problemas intestinais e num com menos problemas de microbiota. Partilho o link do Jornal Económico: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/covid-19-infecao-e-mais-severa-em-quem-tem-desequilibrio-da-flora-intestinal-755424

O que basicamente defende é que a desintoxicação e a regeneração otimizam o sistema imunitário. A dieta líquida aqui tem peso porque ajuda a limpar o corpo, mas as terapias detox coadjuvantes são fundamentais porque promovem uma limpeza e reequilíbrio do sistema intestinal e da microbiota, ela própria um grande pilar do sistema imunitário.

E quantas vezes nos esquecemos disto? Aliás, quantas pessoas resistem aos problemas de obstipação sem lhes dar a atenção devida? A equação é simples: intestino saudável = imunidade forte = melhor prevenção = menos doença  = melhor qualidade de vida.

Posto isto, olhem mais para a saúde do vosso intestino porque ele é um enorme catalisador de bem-estar. Quando se sentirem mais irritados, a dormir pior, com menos capacidade de raciocínio provavelmente o problema estará num intestino intoxicado, que naturalmente intoxica a corrente sanguínea. 

Com a pandemia a manter-se nas nossas vidas ainda é mais importante aumentar a imunidade e isso começa mesmo num intestino saudável. Esta minha experiência no Longevity já me deixou claro que existem caminhos que posso fazer e que estão ao meu alcance. Beber muita água, tomar os probióticos certos e devidamente acompanhada por quem sabe pode medir os impactos deles no nosso corpo. Além disso, também optar pelos que encontramos nos alimentos, como, por exemplo, o Kefir ou o iogurte, que são excelentes. Por vezes, há pequenos gestos que garantem efeitos gigantes no nosso corpo. E esses devem ser os nossos aliados. O meu maior de todos era e continuará a ser a água. Do jejum até onde conseguir.

Mais do que um lugar no Algarve, o Longevity é, para mim, um lugar que cuida da minha saúde e do meu bem-estar como um todo. E isso é mesmo o maior luxo da minha vida: a minha saúde. Para ela terei sempre tempo. E por ela voltarei sempre. 

Até breve, Longevity. Regresso a casa bem mais tranquila. E feliz!

Desintoxicar para aumentar imunidade

Deixe uma resposta

Follow @ Instagram

Siga-me!