Por Rui Marques, blog A Pitada do Pai
É isso mesmo… receitas de crepes saudáveis e saborosos, mas sobretudo que não agarram nem partem! Sabe aquela velha história de que o primeiro crepe que se faz vai sempre para o lixo porque agarra à frigideira? Esqueça isso e experimente esta receita!
Temos receitas de crepes doces e bem saudáveis que não pode deixar de experimentar. Feitos a partir do amido de mandioca, neste caso com polvilho doce, estes crepes são uma excelente sugestão para um pequeno almoço ou lanche.
Adicione fruta, canela, iogurte, queijo creme ou frutos secos… Adicione o que lhe apetecer que vai ficar sempre ótimo.
Suaves, leves e – melhor que isso – não partem ao virar! Experimente e diga-nos como correu.
Dicas para crepes perfeitos
É obrigatório usar uma frigideira de excelente qualidade e antiaderente. Caso contrário, vai ser muito difícil fazer uns crepes perfeitos.
Depois, não deve usar muito óleo. Só vai ensopar a massa e o sabor não será o pretendido. Basta untar ligeiramente e deve, inclusivamente, remover o excesso de gordura antes de colocar a massa.
A temperatura da frigideira também é um ponto importante. Não deve estar nem muito quente nem muito morna.
Se tentar cozinhar o crepe em lume muito forte, ele não vai cozer lentamente e como é muito fino vai queimar, certamente.
Mas se, por outro lado, colocar o lume demasiado baixo, ele vai absorver muita parte do óleo. O ideal é atingir uma temperatura média.
INGREDIENTES
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa polvilho doce (bem generosa) (pode usar amido de milho)
- 1 colher de sopa farinha de linhaça (ou sementes de chia)
- 1 colher de café fermento (cheia)
- 6 colheres de sopa leite vegetal (usámos de arroz)
PASSOS
- Coloque no copo o ovo, o polvilho e o leite vegetal, com a ajuda da varinha mágica, misture tudo. Adicione o fermento e volte a misturar;
- Leve ao lume uma frigideira antiaderente ao lume e vá colocando quantidades a gosto, para ficar mais fino ou mais grosso.
- Quando começarem a aparecer bolhinhas é só virar. É super rápido! Bom apetite.
NOTAS
- Adicionar a farinha de linhaça e/ou as sementes de chia, baixa o índice glicémico da receita.