As FÉRIAS estão a chegar!

Image v1
abril
08
Estudos e Tendências

Por Ana Gaboleiro

É o momento do descanso. Dos recomeços. De desligar do stress e de um dia a dia que nos consome. A época das férias é talvez uma das mais aguardadas do ano por ser o momento de estarmos connosco próprios e de apreciarmos melhor a vida com quem mais gostamos.

Os estudos revelam que há cada vez mais pessoas que demonstram sintomas de ansiedade, burnout ou depressão. A tecnologia trouxe a inovação consigo, mas também a preocupação, o estar constantemente “ligado”, não dormir o suficiente, entre outras questões que levam o nosso corpo e mente a precisar de descanso. Muitas vezes forçado.

Não é por acaso que o turismo de saúde e bem-estar tem vindo a crescer nos últimos anos. “Wellness” é já uma palavra familiar para muitos de nós. Há que cuidar do corpo e da mente para que no futuro sejamos mais saudáveis, na forma como lidamos connosco, com os outros e com a vida.

Tendências do turismo para este ano


Abril chegou. O mês da Páscoa, dos feriados, das férias da escola. O mês que, no fundo, é uma preparação para as tão ansiadas férias de verão. É por isso que, nesta altura do ano, são lançados vários estudos que dão a conhecer os destinos mais desejados pelos viajantes em todo o mundo. Será que algum deles faz parte da sua lista?

Japão, Itália, Maldivas, Nova Zelândia, Austrália, Islândia, África do Sul, França, Grécia e Tailândia são os destinos para os quais os consumidores mais desejam ir nestas férias, segundo um estudo da Small Luxury Hotels of the World (SLH).

Já quanto aos destinos turísticos emergentes destaca-se o Butão, Havaí, Fiji, Alasca, Namíbia, Omã, Finlândia, Mongólia, Costa Rica e Ilhas Galápagos.

Image
Image

Terapia para viajantes

O bem-estar e a espiritualidade estão cada vez mais na “top list” dos turistas. A água tornou-se um elemento ainda mais célebre devido aos seus benefícios neurológicos, espirituais e fisiológicos. Usufruir da terapia das águas termais parece ser uma tendência para os viajantes que apelam por uma calma interior.

O verde e a paisagem natural são também mais procurados nesta altura do ano já que há cada vez mais hotéis de luxo que surgem em áreas que são famosas apenas pelas suas paisagens únicas. Assim, a experiência passa a ser uma natureza chique, elegante e intocada.

Também os retiros de ioga e detox têm feito as delícias dos viajantes que procuram tratar corpo e mente, aliando um bom descanso, a comida saudável e exercício físico diário.

Image
Image

O luxo está em ser responsável

Segundo dados da SLH, nos últimos anos há hotéis que têm investido em obras de arte, esculturas e ilustrações personalizadas para os quartos e áreas públicas criando espaços cheios de carácter. Cada vez mais os viajantes exigentes apelam pelo luxo não apenas nos produtos, mas também nas experiências e a arte é uma das formas de os inspirar.


Mas a verdade é que o crescimento do turismo em todo o mundo tem levantado uma questão fundamental: a sustentabilidade. As imagens repetem-se e falam por si, há até já ilhas rodeadas por lixo.

O estudo da SLH concluiu que 72% dos turistas preferem ficar em hotéis que praticam alguma forma de turismo responsável ou integram um grupo diversificado de hóspedes. Os viajantes admitem querer ver o mundo do luxo mas também apoiar empresas locais, protegendo o ambiente. Mais do que uma tendência, uma mudança fundamental na forma como escolhemos viajar.

Image
Image
Viver as marcas